Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Ritmo do tempo

Dónde:
Almeida e Dale Galeria de Arte / Rua Caconde, 152, Jardim Paulista / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
27 ago de 2015 - 26 sep de 2015
Inauguración:
27 ago de 2015
Comisariada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
A Galeria Almeida e Dale apresenta, de 27 de Agosto a 23 de Setembro, a exposição Jandyra Waters – Ritmo do Tempo, uma homenagem à artista, que, aos 94 anos, com uma energia invejável, continua a escrever, a pintar e a criar obras surpreendentes. A mostra, com curadoria de Denise Mattar, reúne 45 obras da artista produzidas entre 1957 e 2015 e mescla pinturas e poemas de diferentes períodos da carreira da artista, fazendo aflorar seu percurso pictórico e poético. O título da mostra, oriundo do seu último livro de poesias, revela uma questão que permeia o trabalho de Jandyra, uma artista construtiva - mas nunca concreta. A obra A exposição apresenta obras históricas entre as quais trabalhos ainda figurativos, que, entretanto, já permitem observar a qualidade instigante da artista, sua passagem pelo abstracionismo informal, apresentada de forma breve, assim como sua participação na 9a Bienal de São Paulo. O maior conjunto ... de obras é representado pelo geometria sensível, produção pela qual é mais conhecida, caracterizada pelo uso de elementos geométricos de cores fortes e ritmo intenso. Se estivesse no Rio de Janeiro Jandyra Waters teria se filiado ao Neoconcretismo. Seu trabalho tem semelhanças estilísticas com Aluísio Carvão, tanto pelo uso da cor, no qual ambos são mestres, quanto pela natureza dinâmica da construção das obras. A experimentação também fez parte de seu percurso. A artista criou obras tridimensionais: os Templos, assim como caixas e móbiles, que se inserem na questão do abandono do plano. Ao longo de seis décadas, Jandyra Waters construiu uma obra pictórica caracterizada pela intensa luminosidade e potente vibração cromática - na qual nada é supérfluo. Seu trabalho, apreciado por críticos como Theon Spanudis, Mário Schenberg e José Geraldo Vieira, entre outros, está representado em algumas das mais importantes coleções particulares da cidade e nos acervos de instituições como Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da Usp, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Brasileira da Faap, entre outros.

 

 

Entrada actualizada el el 05 jun de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones