Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Saber de cor o silêncio

Dónde:
Mamute - São Paulo / Rua Brigadeiro Galvão, 990. Barra Funda / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
23 mar de 2024 - 03 may de 2024
Inauguración:
23 mar de 2024 / 11 a 17 h.
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Organizada por:
Descripción de la Exposición
A Galeria de Arte Mamute tem o prazer de convidar para a abertura de sua nova sede na capital paulista. A expansão da MAMUTE, da Região Sul - Porto Alegre e Florianópolis - para a cidade de São Paulo, acontece em uma iniciativa conjunta com a galeria ArteFASAM, de Belo Horizonte. A inauguração ocorre dia 23 de março de 2024, com a exposição coletiva “Saber de cor o silêncio”, sob a curadoria de Mario Gioia, com obras de 15 artistas mulheres representadas da Mamute e da ArteFasam e convidadas: Ana Hortides, Ana Sant´Anna, Andressa Cantergiani, Camila Elis, Carolina Colichio, Claudia Hamerski, Diana Motta, Gabriela Sacchetto, Ío, Julia Pereira, Lilian Camelli, Maíra Vaz Valente, Mariana Fogaça, Pamela Zorn, Thatiana Cardoso. Nas palavras do curador Mário Gioia: “Saber de cor o silêncio, exposição coletiva com 15 artistas, é o début de projeto conjunto da mineira ArteFASAM e da gaúcha MAMUTE na capital paulista. Nesta proposta ... o verso de Orides Fontela (1940-1998) fundamenta o eixo curatorial da mostra. De Poema, presente em Alba, lançado em 1983, é extraído o título que sintetiza a severa, íntima e densa palavra da poeta nascida em São João da Boa Vista, interior de SP, de trajetória singular, postura antissocial e outros dados biográficos que a colocavam como avis rara nas letras nacionais. No entanto, o verso-título funciona mais como um farol e um chamariz poético que provoca desdobramentos, investigações e abordagens distintas de um grupo de 15 artistas mulheres, a maioria já trabalhadas por Vanessa Monteze, líder da Fasam, e Niura Borges, que encabeça a Mamute. "Saber de cor o silêncio é criar o poema”, reflete com exatidão a filósofa Marilena Chaui, interlocutora relevante de Fontela junto de outros nomes luminares da USP, como Davi Arrigucci Jr. e Antonio Candido (1918-2017).“ A exposição, que abrange pintura, tridimensionais, desenho, objeto, obras têxteis, fotografia entre outras linguagens, está disposta nos dois andares da casa, localizada na Barra Funda, circuito atual da visualidade contemporânea e permanece em cartaz até dia 3 de maio deste ano. Durante o período expositivo as galerias promovem uma série de ações e discussões sobre a presença da mulher na arte contemporânea, de performances a debates. Serão abordados temas como a representatividade feminina na arte, os desafios enfrentados pelas artistas mulheres e as oportunidades disponíveis no mercado da arte. A primeira atividade ocorre dia 6 de abril, sábado, em programação paralela à SP-Arte, quando as galerias promovem um ciclo de performances, com ações das artistas Andressa Cantergiani, Maíra Vaz Valente e Thatiana Cardoso.

 

 

Entrada actualizada el el 15 mar de 2024

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones