Exposición en Oporto, Porto, Portugal

Sem título

Dónde:
Galeria Fernando Santos / Rua Miguel Bombarda, 526 / 536 / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
13 may de 2023 - 23 sep de 2023
Inauguración:
13 may de 2023 / 16:00
Horario:
Lunes y Sábados: 15h - 19h, Martes, Miércoles, Jueves, Viernes: 10h - 12:30h y 15h - 19h
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Enlaces oficiales:
Teléfonos:
226061090|926899801
Correo electrónico:
geral@galeriafernandosantos.com
Descripción de la Exposición
1. Tudo aqui são pretextos para compreender, como se nos fotogramas de um filme entrecortado, caminhos que toma a arte na única contemporaneidade que a define. Sendo esta mais estado de espírito do que propriamente programa estético reconhecível, e sendo este sobretudo, como já antes lhe chamei, o tempo de todas as imagens, a contemporaneidade é atravessada por impulsos múltiplos, pulsões, desejos, impressões, falhas, tentativas, erros, possibilidades e caminhos que por vezes não levam a parte alguma. Sob o seu manto espesso e vário, todavia, florescem, numa incerteza impossível de apropriar, várias raízes do futuro. Nela repousam já, como se prontas a acordar, essas sementes que, mais adiante, alguns irão reconhecer como originárias de poéticas que então serão estabilizadas, exemplos do que preparou o tempo, sinais precisos, mesmo se por agora indecifráveis, de um outro e novo sentimento do tempo. Contemporâneos são, entre si, todos estes artistas, tendo sido todos eles habitantes ... de um mesmo tempo, ainda que a partir de vários lugares, coabitando nele, mesmo se muitos jamais se cruzaram alguma vez entre si. 2. Caminhamos, todos, num tempo incerto, em si mesmo incompreensível, assustados por guerras, pandemias, apocalípticos sinais de mudanças bruscas. (...) E nunca como no nosso tempo terá sido tão sensível a disrupção entrópica, o diferendo generalizado, a entrecortada linha de sombra que parece de repente desfazer toda a luz que nos assiste. Como escreveu um dia o grande Mário Cesariny, de quem se cumprem cem anos, falta aqui uma grande razão. (...) Na incerteza do mundo actual, a arte tem vindo a ganhar a função de iluminar, como outrora a filosofia iluminava. Diverte, sugere, coloca hipóteses, questiona e afirma rumos, liberta-nos da normalização e do estável para que o mundo inexoravelmente tende sob a força de novas ordens, políticas, financeiras, geográficas e aponta, em vez deles outros caminhos, mais livres, ainda por percorrer cuja direcção exacta ainda desconhecemos. 3. Diálogo permanente e subtil, dá-nos, subtil e de uma forma que age inconscientemente, o próprio de um sentido que ainda não conseguimos adivinhar mas que, pouco a pouco, se nos vai revelando: abre-nos à infinita metamorfose do sensível. Esse outro sentido é, por ora, sem título: correndo sob os nossos olhos, ligando-nos num tempo que já é global, ele escreve-se. E nós com ela, secretamente, escrevemo-nos nele. Bernardo Pinto de Almeida Abril 2023

 

 
Imágenes de la Exposición
Sem título

Entrada actualizada el el 11 sep de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones