Exposición en Lisboa, Portugal

Ser e Estar. Vídeos da Coleção Berardo

Dónde:
Museu Coleção Berardo / Praça do Império / Lisboa, Portugal
Cuándo:
19 may de 2017 - 24 sep de 2017
Inauguración:
19 may de 2017 / 18:00
Comisariada por:
Organizada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Nesta exposição apresentamos uma seleção de oito vídeos da Coleção Berardo que foram adquiridos entre 2007 e 2011. Os artistas aqui apresentados, Caetano Dias, Cristina Mateus, Jakub Nepraš, Laurent Grasso, Dias & Riedweg, Vasco Araújo, Vladimir Nikolic e Zoran Naskovski questionam a nossa realidade, cada vez mais complexa, e o papel da própria arte dentro dessa realidade, propondo-nos uma reflexão sobre os problemas e as questões do mundo em que vivemos. Todos estes artistas têm como denominador comum a utilização do vídeo como ferramenta criativa e meio mais eficaz de comunicação entre artista e público. Esta prática artística, que teve início nos anos de 1960, tem tido um enorme desenvolvimento tecnológico e, ao apropriar-se da tecnologia digital nas últimas décadas, alargou indiscutivelmente o seu leque de possibilidades. Podemos dizer que o vídeo é hoje um meio privilegiado para absorver e reter toda a informação, no mundo atual cada vez mais cheio de estímulos e ... ruídos. Primeiro, porque nos oferece a informação de forma auditiva e visual, tornando-a mais fácil de ser digerida e armazenada. Segundo, porque o vídeo nos conta histórias como nenhum outro formato, permitindo unir informação com emoção e reunir figuras humanas, vozes e movimentos. Tudo isso imita a vida e gera um enorme envolvimento e empatia. Melhorar o mundo deixou de ser uma opção para estes artistas, que tentam apenas formar um novo mundo através da sua capacidade crítica e de reflexão, que se expressa com novos padrões estéticos, colocando questões básicas sobre a nossa existência e o nosso lugar no mundo atual, que têm urgência em ser respondidas, para que possamos compreender e encontrar o significado das nossas vidas. Num período de convulsões sociais e de insegurança como o nosso, que abandonou todos os esquemas e sistemas universais, a arte já não proclama verdades incontestáveis, não faz afirmações, faz perguntas. É este o desafio e a reflexão que os artistas presentes nesta exposição nos propõem através das questões conceptuais que colocam e que nos permitem discutir as suas ideias e poéticas. Rita Lougares Curadora da exposição

 

 

Entrada actualizada el el 12 sep de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones