Exposición en Lisboa, Portugal

Seres Vulneráveis. Assembleia pública sobre o espaço e o tempo das epidemias

Dónde:
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) / Av. de Brasília, Central Tejo / Lisboa, Portugal
Cuándo:
29 oct de 2021 - 28 nov de 2021
Inauguración:
29 oct de 2021
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Sessão I – Tuning In: 29/10 a 31/10/2021 Sessão II – Sounding Out: 26/11 a 28/11/2021 O contágio é sempre uma função da proximidade ‒ uma proximidade que começa a tornar-se desconfortável. No seu relatório mais recente, a Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistémicos (IPBES) observa que “as pandemias estão a tornar-se mais frequentes, impulsionadas por um aumento contínuo dos eventos de doenças emergentes subjacentes”, e que estas são causadas pelas consequências ecológicas da expansão agrícola e urbana. Seres Vulneráveis é a primeira parte de um projeto multissectorial, organizado por Andrea Bagnato e Ivan L. Munuera, que utiliza o espaço físico como a lente privilegiada para compreender as doenças infeciosas. Como se sabe, a saúde pública ‒ a ciência e a prática de controlo do contágio ‒ reformulou edifícios e cidades. Contudo, embora as melhorias no mundo ocidental tenham sido inegáveis, a saúde pública foi também um instrumento de opressão e ... segregação colonial ‒ e tais legados permanecem pouco examinados. E quando a pandemia do VIH começou em 1981, tornou-se claro que mesmo no Ocidente, os indivíduos e grupos sociais que não seguiam a “norma” foram excluídos da mesma. O projeto parte destas considerações para formular três perguntas: Como se produz e espacializa o conhecimento epidemiológico, e como se abre a “caixa negra” da ciência? Como podemos re-significar a doença e a saúde, para acabar com as metáforas problemáticas? Que formas de envolvimento coletivo, inventividade e solidariedade são possíveis? Para Seres Vulneráveis, reunir-se-ão artistas, académicos e ativistas em duas assembleias presenciais no maat em Lisboa, numa densa agenda de palestras, diálogos, exibições, música, e atuações, durante todo o dia. A primeira assembleia, Tuning In (29/10 a 31/10/2021), começará no rescaldo da pandemia, e questionará quais as vozes que precisam de ser ouvidas. A segunda assembleia, Sounding Out (26/11 a 28/11/2021), voltará às histórias e geografias inesperadas, e antecipará possíveis futuros. Este programa terá lugar numa área especialmente concebida dentro do edifício da Central, onde os resultados destas assembleias - sob a forma de vídeos, textos e material impresso - permanecerão visíveis para o público do museu, no período intercalar entre as duas sessões e até ao final de 2021. Os detalhes das sessões serão publicados na secção In Time deste website e em maat ext. (extended).

 

 

Entrada actualizada el el 11 oct de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Exposición
14 mar de 2024 - 22 may de 2024

Carreras Múgica / Bilbao, Vizcaya, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones