Exposición en Lisboa, Portugal

sete-estrelo

Dónde:
Monitor Lisbon / Rua Dom João V, 17A / Lisboa, Portugal
Cuándo:
13 nov de 2020 - 23 ene de 2021
Inauguración:
13 nov de 2020 / 19 - 21 h.
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
“Sonho sobre os tremendos ossos dos pés” (Herberto Helder) O que une o alto ao baixo? O que é uma coluna vertebral? O que é herdar? O que é rezar? O corpo é um templo? Há uma medida objetiva para o tamanho das coisas? O que são o peso e a leveza? O que é cuidar? No século dezanove, o bisavô analfabeto de Herberto Helder esculpiu em madeira um presépio extraordinário, representando o grotesco encantado da população Madeirense. De lá vêm os homens a olhar e a erguer as mãos para o alto. A história dos nossos gestos vem de muito longe. Estamos simultaneamente “sobre os ombros de gigantes” (Isaac Newton) e a começar tudo de novo na terra rasa. Simultaneamente atados pela biologia passional e livres. Para os paradoxos diários não nos esquartejarem, há que ter raízes fortes. O meu avô utilizava as raízes de cana como base para os seus presépios, ... que mimetizando a orografia da ilha nas suas imensas folhas de papel amarrotado e pintado de castanho chegavam a ocupar toda uma divisão da casa. Há um par de anos encontrei raízes destas numa praia de calhau. Eram muito bonitas mas cheiravam muito mal. De que somos feitos e para onde vamos? Os átomos de que somos feitos são cobertos de uma nuvem de eletrões que giram à incompreensível velocidade média de 2200 Km/s, só por isso tendo nós a experiência de sermos sólidos. Mas os átomos são essencialmente vazio. O sistema solar gira em torno do centro da galáxia a 828.000 Km/h, e por isso a Terra descreve espirais (e não círculos) no espaço a essa velocidade. Estas indefinições estonteantes não impedem no entanto a experiência de quietude sólida quando alguma imagem nos toca verdadeiramente. Tocar cuida. Para muitos povos originários, a constelação do sete-estrelo (Sete Irmãs ou Plêiades de Touro) está ao centro das suas visões de criação do mundo. É dos aglomerados fisicamente mais próximos da Terra e dos mais reconhecíveis a olho nu. Quando era adolescente gostava muito de estrelas, agora ocupo-me das raízes. De ser caminho aberto entre o alto e o baixo. Dourar as raízes é a tarefa mais exigente a que já me propus. O coração do mundo está nas nossas mãos.

 

 

Entrada actualizada el el 27 ene de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones