Exposición en Oporto, Porto, Portugal

Speculatio

Dónde:
Galeria Fernando Santos / Rua Miguel Bombarda, 526 / 536 / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
13 ene de 2024 - 02 mar de 2024
Inauguración:
13 ene de 2024 / 16:00
Horario:
Lunes y Sábado: 15h a 19h; Martes a Viernes: 10h a 12h30 y 15h a 19h
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Teléfonos:
22 606 10 90
Correo electrónico:
geral@galeriafernandosantos.com
Descripción de la Exposición
Na tradição medieval considerava-se a possibilidade de chegar, através da contemplação do mundo visível, à compreensão dos princípios divinos segundo os quais Deus havia criado o mundo. Ao estudo deste Livro da Natureza chamou-se Speculatio, seguindo as palavras bíblicas: Agora, vemos como num espelho, de maneira confusa. Este processo implicará uma nova visão: da corporal à espiritual, da percepção à intelectualização. Conhecer as verdades invisíveis através da alma propiciará o crescimento necessário que nos aproxima do divino. Foi neste contexto que se criou A Torre de Babel, pintada por Pieter Brueghel, o Velho em 1563. Contemplá-la implica uma viagem infinita, da visão ao espírito. A aspiração ao mais alto, a suoeração e o trabalho interminável. A conquista sublime e o impossível, o inacabado. Cada fragmento mostra um espaço complexo, enigmático onde a construção se afirma, mas ao mesmo tempo a terra, a rocha parecem resistir e emergir enfaticamente, impondo-se à ordem ... humana da arquitectura. É a história, transferida para a pintura, da tensão entre o ideal e o seu colapso. “Tratava-se de construir um mundo e situá-lo em torno do seu centro, um centro capaz de unir o centro da terra com o centro do céu”, afirma Giorgio Manganelli. Mas, continua, cada vez que as grandes ambições humanas afloram, a sombra da grande torre aparece como lembrança do que poderia chamar-se de “a primeira grande catástrofe tecnológica”. Em 1565 Brueghel pintou uma série de obras que abordam o tema das estações do ano: Caçadores na neve, Dia sombrio, O regresso da manada... Nelas observa-se uma constante conexão, uma marcada tensão entre natureza e religião, entre o humano e o divino, entre a história e o mito. Celebra-se o trabalho, a colheita, mostra-se a dureza do Inverno; aparecem jogos, actividades de recreio, mas também pequenos acidentes, descuidos; evidenciam-se os impulsos humanos desses seres cujos rostos permanecem ocultos, desaparece em certas ocasiões a distinção entre o humano e o animal. O homem e a natureza formam parte de um processo temporal, cíclico no qual ambos estão submetidos ao rigor do futuro, das transformações. Estas cenas são construídas como uma espécie de universos/paisagens que exigem uma observação minuciosa e cuidadosa, que permitem descobrir os infinitos detalhes que estabelecem os seus códigos reais de interpretação. Esta exposição oferece um olhar sobre este mundo de imagens/ideias para, através de uma forma de desenho às vezes fragmentada que parte da observação das obras citadas, estabelecer novamente a tensão que une a natureza e a própria condição humana e na qual continuamos a nos reconhecer.

 

 
Imágenes de la Exposición
Sem título, 2022, Carvão sobre papel Schoeller, 100 x 70cm

Entrada actualizada el el 10 ene de 2024

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones