Exposición en São Bernardo do Campo, Sao Paulo, Brasil

suave coisa nenhuma

Dónde:
OMA Galeria / Carlos Gomes, 69. Centro / São Bernardo do Campo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
14 feb de 2020 - 20 mar de 2020
Inauguración:
14 feb de 2020 / 19:00
Organizada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
É 2020 e estamos aqui. Tudo parece instável, mas continuamos firmes em nossas crenças, métodos, manias e desejos. O teatro existe há milhares de anos, seguimos acreditando que o cinema nos eternizará, uma pessoa dedica um pouco do seu tempo para realizar um desenho. O impulso criativo cada vez mais deixa de ser uma habilidade e passa a ser uma necessidade, ou, nesses tempos, um ato de resistência. Quando a realidade se mostra cruel, conseguimos imaginar uma outra. Em resumo, essa é a capacidade que nos diferencia dos demais animais. Suave coisa nenhuma, proposição curatorial imaginada para o espaço da OMA Galeria, reúne pedaços da produção de quatro jovens artistas cujas poéticas entrelaçam-se com suas próprias vidas, e vice versa. Ao pintar duas paredes da galeria em consonância com o estilo de seus trabalhos em tela, Ana Julia Vilela traz ao espaço expositivo uma espécie de “obra total” em que as mais ... de dez peças selecionadas tornam-se cenas breves de uma narrativa não linear pontuada pelas experiências, influências e vontades da artista. Matheus Chiaratti, seja pela transformação ou apropriação, ressignifica constantemente os objetos com os quais trabalha. Suas esculturas são permeadas por personagens de épocas e tempos distintos que, muitas vezes, conectam-se pelas experiências pessoais do artista, essas também inseridas nas obras. Nas quartinhas de cerâmica, além do trânsito entre figuras, destaca-se o interesse de Chiaratti pela cor, geometria e grafismos, que em sua experiência adquirem força simbólica para além do campo da arte. Nos trabalhos de Micaela Cyrino, arte e vida são indissociáveis: como um corpo dissidente (e consequentemente político) vivendo em uma sociedade normativa, branca e patriarcal, a artista visual e performer traz para as telas e ações que realiza, suas experiências enquanto mulher, negra e pessoa vivendo com HIV. Muito atreladas a sua biografia, as obras de Micaela provocam fissuras em padrões estabelecidos e têm a capacidade de gerar discussões que se mostram cada dia mais urgentes. O conjunto da exposição se completa com uma peça recente de Agrippina Manhattan. Trata-se de um luminoso onde a frase “Só o desejo não basta” se repete incessantemente, como uma grito mudo que ecoa em todos os ambientes da exposição. Agrippina nos convida a pensar sobre a experiência do outro a partir de uma perspectiva não fetichizada ou exótica, mas enquanto indivíduo atravessado por vontades, pensamentos e diferenças. O processo dessa exposição foi acompanhado pela autora e pesquisadora Mariana Cobuci. Pela necessidade de nos fazermos presentes na mostra, realizamos algumas pequenas intervenções nas paredes – algumas vezes até silenciosas ou escondidas – que surgiram a partir das ideias e sentimentos que os trabalhos nos dispararam. Ao público, desejamos que o conjunto abra além de novas portas, novas possibilidades. É 2020 e estamos aqui. Thierry Freitas Janeiro de 2020.

 

 

Entrada actualizada el el 07 ene de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones