Exposición en Lisboa, Portugal

Supernova: Três grelhas, um animal e dois vegetais de Nuno Gil

Dónde:
Módulo - Centro Difusor de Arte / Calçada Dos Mestres 34 A/b / Lisboa, Portugal
Cuándo:
04 dic de 2015 - 05 ene de 2016
Inauguración:
04 dic de 2015 / 18h
Horario:
Martes a sabado de 15h - 19h30
Precio:
Entrada gratuita
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Teléfonos:
351.213885570|351.309845575
Correo electrónico:
modulo@netcabo.pt
Descripción de la Exposición
"A thing of beauty is a joy for ever: Its loveliness increases, it will never pass into nothingness..." Endymion /John Keats Nuno Gil (1983, Lisboa) apresenta-se com um conjunto de pinturas sobre tela e sobre papel, intitulado Supernova: três grelhas, um animal e dois vegetais. Nove desta série de papéis da exposição fizeram parte da selecção com que o Módulo se fez representar no recente encontro sobre pintura, em Cáceres, intitulado Gabinete de Pintura-Presentar Batalla, com a curadoria do crítico espanhol Chema de Francisco. Relembro que Nuno Gil ... foi o único artista português, seleccionado por um júri internacional de uma lista de mais de 1.400 pintores de todo o mundo, para a exposição e publicação (Thames & Hudson) 100 Painters of Tomorrow. A nova série intitulada Supernova retoma algumas questões essenciais para Nuno Gil que dizem sobretudo respeito à diferença fundamental que este estabelece entre a pintura e o desenho. Uma das linhas principais que percorre todo o seu trabalho diz ainda respeito a uma certa vontade do informe. Perante uma clara impossibilidade de dissolução (ou superação) dos limites da própria forma, o seu esforço tem tomado cada vez mais o sentido radicalmente oposto, isto é, o de entender esses limites como cada vez mais precisos e inequívocos. A existir um lugar onde o informe - embora não se realizando de facto - se pode experimentar, ele situar-se-á precisamente nesse espaço que distingue qualquer coisa de outra. Uma vontade ainda de repetição encontra aqui uma lógica comum, dizendo por sua vez respeito a tudo aquilo que diferencia uma coisa de todas as que lhe são idênticas. A consequência desta repetição é o excesso, mas para além deste, o que de mais comum existe entre todo o seu trabalho e o barroco enquanto categoria é um tipo de inversão que opera no sentido de destapar tudo aquilo que aparentemente e de forma sistemática se esforça por encobrir. Esta é segunda individual do artista no Módulo, apesar das presenças continuadas em Espanha por ocasião das participações da galeria nas feiras de arte, Summa e Just. A sua obra foi seleccionada para IV Certamen Dibujo Contemporáneo Pilar y Andrés Centenera Jaraba, Me, Myself and Y (2013), em Madrid, figurando no respectivo catálogo. Também fez parte da exposição El papel del dibujo: El mundo es mi imaginación na Galeria Angeles Baños de Badajoz (2014). Nuno Gil expõe individualmente, em maio, uma nova série de trabalhos na Galeria Espaço Valverde, em Madrid.

 

 

Entrada actualizada el el 27 nov de 2015

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones