Exposición en Lisboa, Portugal

The question concerning the thing

Dónde:
Módulo - Centro Difusor de Arte / Calçada Dos Mestres 34 A/b / Lisboa, Portugal
Cuándo:
19 sep de 2019 - 26 oct de 2019
Inauguración:
19 sep de 2019 / 18h
Horario:
Martes-sábado: 15h-19h30
Precio:
Entrada gratuita
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Teléfonos:
+351961224165
Correo electrónico:
modulo@netcabo.pt
Descripción de la Exposición
FERNANDO MARANTE THE QUESTION CONCERNING THE THING Inauguração: 19 SETEMBRO 18-21H Terça a Sábado - 15h-19h30, até 26 de outubro A representação do mundo está no miolo de todos os processos plásticos, incluindo a fotografia. Nesta, mais do que noutros territórios de criação, a relação da obra com o seu referencial físico sempre se afigurou como complexa, em virtude da natureza ilusória da fotografia como tradutora do real. Barthes lembrava, em face de uma fotografia do irmão mais novo de Napoleão: “vejo os olhos que viram o Imperador”. A fotografia perfura o véu que nos separa do seu momento de captura e coloca perante nós fantasmas que parecem pertencer ao nosso aqui e agora. Vai até mais longe, sugerindo um mecanismo mágico de transporte até um plano que não nos sendo apresentado, não deixa de estar representado (neste caso, a figura ausente do Imperador). É neste jogo de visibilidade que reside o trabalho ... de representação fotográfica e é este o tema subjacente ao projecto de Fernando Marante, agora exposto no Módulo. The Question concerning the thing é originalmente o título de uma obra de Martin Heidegger de reflexão sobre os mecanismos de pensamento que usamos para determinar o que é uma coisa, num sentido que inclui objectos, mas também ideias. Fazendo uma transposição livre entre esta reflexão e o trabalho agora apresentado, o projecto de Fernando Marante propõe-nos imagens-hipótese de resposta à pergunta. E é aqui que entra o primado de todo o trabalho de representação, do processo experimental de captação das imagens, dos dispositivos e mecanismos de distensão do tempo e de acumulação da presença das coisas no mundo, como produtor de imagens que não estando presentes no mundo físico dele são decorrentes. O movimento, em repouso, continua a ser movimento? As coisas nas fotografias desta série existem não apenas num espaço determinado, mas também numa duração determinada (num “espaço de tempo”, parafraseando Heidegger). E com isto sugerem-nos uma especulação possível sobre como nos podemos libertar das balizas da visibilidade e explorar a fotografia a partir do interior da sua própria gramática. Em Outubro, os trabalhos do artista estarão presentes na Drawing Room, integrados no stand do Módulo. Entre as representações mais recentes destaca-se a presença na JustLX, no passado mês de Maio, na Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira (BF18) e na XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira. No âmbito internacional, o autor foi finalista da secção Descubrimientos da PhotoEspaña 2019. Fernando Marante (Matosinhos, 1973) vive e trabalha em Lisboa, local onde desenvolve o seu trabalho experimental sobre os atributos de representação da fotografia. Concluiu em 2017 o Curso Avançado de Fotografia no Ar.Co – Centro de Arte & Comunicação Visual, onde ganhou as bolsas Leonor e António Parreira e Fundação Victor e Graça Carmona e Costa.

 

 

Entrada actualizada el el 06 sep de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones