Exposición en Brussels, Brussels Hoofdstedelijk Gewest, Bélgica

The Silence of Color

Dónde:
Mendes Wood DM - Brussels / 13 Rue des Sablons / Zavelstraat / Brussels, Brussels Hoofdstedelijk Gewest, Bélgica
Cuándo:
08 jun de 2019 - 03 ago de 2019
Inauguración:
08 jun de 2019
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Mendes Wood DM tem o prazer de apresentar O silêncio da cor, a primeira individual de Sonia Gomes fora do Brasil. Os trabalhos de Sonia fundem movimentos e tradições culturais, mantendo um elo intrínseco com a afirmação da memória, a identidade e o poder transformador da criação em situações de vulnerabilidade e invisibilidade. Elaboradas com tecidos, fios e objetos presenteados, suas esculturas e estruturas multidimensionais, muitas vezes biomórficas, são como suportes incansáveis para corpos ausentes ou ocultos. Suas investigações gestuais se referem ao corpo em si, como uma forma de descolonizar o passado e reivindicar o presente como meio para reconstituir e celebrar tanto sua individualidade quanto sua descendência negra. Em parte, a conexão de Sonia com o universo têxtil provém de sua cidade natal, Caetanópolis, um município na região metropolitana de Belo Horizonte que, no passado, foi um importante centro de produção fabril. Sua formação foi fortemente marcada pelo ofício ... do bordado, pois seu pai trabalhava em uma fábrica têxtil e a sempre presente avó materna, que atuava como parteira e curandeira, foi quem iniciou a artista nas práticas do trançado. Desde a infância, Sonia coleciona pedaços de tecido, combinando-os com diferentes materiais de ambientes variados, de roupas a móveis. Brincando com as possíveis combinações espirituais que podem emergir entre esses elementos, suas composições ganham vida por meio de uma prática espontânea e casual de descontruir e remontar objetos que, em conjunto, evocam a ideia do visceral e do sagrado. Ao recorrer a esse processo intuitivo, a artista celebra a história e a potência anterior de seus objetos e cria composições ecléticas imbuídas na rica história do Brasil, bem como em sua história pessoal, de sua família e da comunidade.

 

 

Entrada actualizada el el 25 jun de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones