Exposición en Lisboa, Portugal

To Escape Tradition. To Persist Unmarked

Dónde:
Movart - Lisboa / Rua João Penha RC N14 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
02 mar de 2023 - 11 may de 2023
Inauguración:
02 mar de 2023 / 18:00
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
MOVART tem o prazer de anunciar a sua colaboração com o artista Márcio Carvalho para a sua primeira exposição individual em parceria com a galeria em Lisboa A exposição "To Escape Tradition. To Persist Unmarked" confronta o espectador com modos de participação pública capazes de re-pensar o papel que o património, a herança cultural e a sua celebração podem e/ou devem desempenhar num tempo de pós-violência colonial. As obras de Márcio Carvalho, possuídas por uma fina ironia, investigam diversos planos da memória: autobiográfica, de indexação da identidade coletiva e, da partilha do espaço público. São como ficções resgatadas à resistência das narrativas históricas coloniais, edificadas como monumentos, exercícios de consagração do poder e inevitavelmente da sua queda, enquanto ao exercício memorial das comunidades minoritárias das cidades. O espectador é convocado a desempenhar um papel activo no questionamento da mensagem política que essa monumentalidade transmite, e das suas hierarquias. A exposição, em diversos ... meios de execução plástica e visual, como o desenho, a pintura e o vídeo, integra ainda uma escultura de escala monumental. SOBRE O ARTISTA Oriundo de uma família multirracial composta por angolanos e portugueses, Marcio Carvalho partilha os antepassados de duas geografias distintas, com sistemas epistemológicos e de crenças distintas, e é a partir deles que complica as noções de memória autobiográfica e colectiva. Seu trabalho examina a vida pública e os arquivos, a memória autobiográfica e a memória coletiva, com foco nos atos de recordar e suas influências biológicas, culturais e sociais. Seja através do desenho, do filme, da instalação ou da performance, a arte de Marcio Carvalho tenta criar modos de participação pública, onde as realidades históricas e memoriais da cidade são desafiadas e co-criadas por grupos de cidadãos e suas memórias. Os seus projectos artísticos tentam separar a memória e o acto de recordar da ideia tradicional de arquivo – repositório fixo de informação – para dar à actividade memorial o estatuto de actividade social, discursiva e prática cultural, garantindo assim que a memória e os processos que a criam permaneçam um processo criativo, efémero, contínuo e inacabado. Márcio Carvalho é Mestrado em Artes Performativas na Hochschulübergreifendes Zentrum Tanz Berlin e candidato a Doutoramento na Universidade de Belas Artes de Lisboa.

 

 

Entrada actualizada el el 10 may de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones