Exposición en Óbidos, Leiria, Portugal

[Todo] Centelles

Dónde:
Museu Municipal de Óbidos / Rua Direita / Óbidos, Leiria, Portugal
Cuándo:
12 nov de 2016 - 31 ene de 2017
Inauguración:
12 nov de 2016
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Exposição antológica de Agustí Centelles Agustí Centelles (1909-1985) - com a sua ampla formação em retoque, técnicas de fotogravura e fotografia de salão concebeu um conceito diferente ao olhar à sua volta, próximo e intenso. Como outros redatores gráficos espanhóis contemporâneos concebeu uma visão nova e limpa da realidade, que hoje voltamos a encontrar com toda a força descritiva em cada uma das suas imagens. O cronos é o formato escolhido para «ver» [Todo] Centelles, através de uma centena de cópias do autor adquiridas a partir dos negativos originais. A relação entre a imagem fotográfica e o tempo desvia-se do aspeto plástico (temático ou estético) e foge da manipulação da realidade. [Todo] Centelles propõe-se fazer «história com a fotografia», e neste caso em particular, numa etapa da nossa história, narrada por um fotógrafo que realizou o seu trabalho num raio de umas centenas de quilómetros de Barcelona, mas que conquistou até as páginas ... dos jornais mais longínquos. O fotojornalismo espanhol fez escola a princípios do século XX. A guerra de Marrocos foi um claro exemplo de como a fotografia foi um elemento vital para a sociedade espanhola daquele momento, com importantes taxas de analfabetismo. Reivindicar e divulgar o trabalho dos redatores gráficos da época torna-se indispensável para conhecer [toda] a nossa história passada. Agustí Centelles e Madrid tiveram uma intensa relação, que [Todo] Centelles nos descobre: a sua primeira capa publicada no Mundo Gráfico em 1934, a sua intensa colaboração com o Diario de Madrid, junto com as imagens reproduzidas na imprensa ilustrada madrilena; acrescenta, além disso, à sua intensa atividade internacional, a apreensão dos seus negativos, o exílio da mala do fotógrafo, e a recuperação do seu arquivo 37 anos depois. A obra do fotógrafo é em si uma profunda reflexão da dor, da tragédia e inclusivamente da morte. Ao mergulharmos em [Todo] Centelles descobriremos um fotógrafo jovem (de 25 anos de idade), inquieto, inovador, que com novos formatos visuais converteu o momento que lhe tocava viver num documento histórico. Cornell Capa equiparou as fotos de Centelles às do seu irmão Robert, ambos fotógrafos. Centelles e Capa coincidiram em cinco ocasiões e narraram graficamente a Guerra Civil Espanhola. Os grandes repórteres contemporâneos (Capa, Taro e Seymour) desfrutam de um amplo reconhecimento profissional que Centelles não tem, por isso devemos documentar a obra de Centelles na imprensa mundial para assim reivindicar o seu nome. [Todo] Centelles dá-nos a oportunidade de ver a sua obra original documentada, num encontro entre imagens e imprensa da época.

 

 

Entrada actualizada el el 12 dic de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones