Descripción de la Exposición
A TRIO Bienal é uma exposição internacional de arte contemporânea em torno do tridimensional em seu escopo clássico – escultura, instalações e objetos – assim como, em todos os seus campos expandidos – pintura, fotografia, desenho, vídeo e outros suportes, como investigação tridimensional, e vai ocupar diversos museus e instituições culturais no Rio de Janeiro.
O evento celebra a posição da cidade, como catalisadora e principal centro irradiador de cultura do país, bem como o berço dos mais proeminentes artistas do Brasil na escultura ou onde suas carreiras floresceram – muitos deles, nomes presentes nos mais importantes museus em todo o mundo.
A Bienal é um dos principais eventos junto as comemorações do aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro, e passará a fazer parte do calendário dos eventos da Cidade Maravilhosa, a cada dois anos.
A curadoria, a cargo de Marcus de Lontra Costa, sob o tema “Quem foi que disse que não existe amanhã?” – frase de uma letra do rapper Marcelo D2 – pretende discutir o momento de incerteza e de crise, tanto no Brasil quanto no mundo, e resume a persistência na procura de uma determinada arquitetura no caráter utópico da arte, recarregando fortemente a fé modernista em um mundo mais perfeito, a partir da falta de distinção entre arte e vida.
Esta modernidade – atualizada – deve-se principalmente ao nosso dia-a-dia, que se torna cada vez mais virtual, o que exige uma materialidade mais presente e monumental, muito clara no panorama de tensão tridimensional, na maior parte da produção de artistas contemporâneos.
A Bienal contará com artistas convidados entre nomes locais e internacionais de grande relevância. Através do convite da Coordenadoria de Relações Internacionais da Cidade do Rio, os Consulados de todos os países foram contatados para participar da TRIO Bienal e cooperarem com a participação de seus artistas, escolhidos pelo recorte curatorial.
Reunindo 170 artistas de 47 países, em exposições e eventos distribuídos em onze diferentes espaços da cidade, incluindo museus e instituições culturais, como o Centro Cultural Banco do Brasil. As diversas aberturas acontecerão de 5 a 11 de setembro, sendo a cerimônia oficial de abertura no dia 05, às 16h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, onde será inaugurada a exposição “Celebrando Franz Weissmann”, com obras de grande escala no terraço do complexo.
Dentre a extensa lista de nomes divulgados, o público poderá conferir de perto obras de arte dos mais renomados artistas, como Marina Abramovic, Joana Vasconcelos, Daniel Buren, Xavier Veilhan, Los Carpinteros, Vik Muniz, Marepe, Waltercio Caldas, Anna Bella Geiger, Angelo Venosa, Nelson Leirner, Alex Flemming, Arthur Lescher, Barrão, Celina Portela, Farnese de Andrade, Henrique Oliveira, José Rufino, Marcelo Moschetta, Matheus Rocha Pitta, e dezenas de novos nomes no campo tridimensional.
Executive-Director: Alexandre Murucci
Exposición. 05 sep de 2015 - 26 nov de 2015 / TRIO Bienal - Bienal Tridimensional do Rio / Rio de Janeiro, Brasil
Exposición. 05 sep de 2015 - 26 nov de 2015 / TRIO Bienal - Bienal Tridimensional do Rio / Rio de Janeiro, Brasil
Exposición. 05 sep de 2015 - 26 nov de 2015 / TRIO Bienal - Bienal Tridimensional do Rio / Rio de Janeiro, Brasil
Ver los 9 eventos relacionados
Exposición. 09 oct de 2024 - 10 mar de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España
Formación. 15 oct de 2024 - 30 jun de 2024 / Museo Nacional Thyssen-Bornemisza / Madrid, España