Exposición en Curitiba, Parana, Brasil

‘truk(ə)

Dónde:
SOMA Galeria / Brigadeiro Franco 2137 / Curitiba, Parana, Brasil
Cuándo:
17 mar de 2018 - 04 abr de 2018
Inauguración:
17 mar de 2018 / 11:00
Horario:
ter - sex 10h 19h | sáb 10h 15h
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Teléfonos:
+55 41 999811613
Correo electrónico:
malumeyerab@gmail.com
Descripción de la Exposición
SOMA Galeria apresenta ‘truk(ə) exposição individual do artista Mano Penalva com curadoria de Josué Mattos A SOMA Galeria tem o prazer de apresentar, a partir de 17 de Março de de 2018, ‘truk(ə), exposição individual do artista baiano Mano Penalva na galeria. A mostra é composta por obras produzidas entre os anos de 2015 e 2017, transitando entre pinturas, foto, instalações e vídeo que evidenciam a oralidade, gestualidade e a materialidade da circulação das coisas no mundo. O nome da exposição é pensado como algo dito/falado, seguindo o sistema de escrita que baseia-se na representação dos sons da fala. Dessa forma, Mano valoriza o gesto e a oratória presentes nas relações de negociação de mercados e o comércio de rua, partindo de um contexto no qual mais importante do que simplesmente contar uma história é a necessidade de motivar as pessoas a agir ou entreter. Compõem essa exposição trabalhos de diferentes séries da ... produção do artista. Essa escolha tomada juntamente com o curador Josué Mattos, traz para o espaço expositivo o processo de criação do artista, com trabalhos dispostos quase como um sistema de venda de rua, mas que também respeita a lógica e disposição dos materiais e trabalhos no ateliê do artista. "Muitos materiais/objetos que estão no meu ateliê, ou que me deparo com uma certa constância nas minhas pesquisas na rua, de tanto eu conviver/olhar parece que ganham novas possibilidades. Há uma certa porosidade em tudo que olhamos com um tempo mais devagar/afetuoso. Nessa exposição trago, então, trabalhos que fazem parte de séries distintas da minha produção, mas que traduzem meu processo de aprendizagem, encantamento e criação." Mano Penalva A exposição é regida pelo som vazado do vídeo Aparelhagem, que a partir da edição de um registro do “jogo das tampinhas”, o artista cria uma espécie de repente - um canto alternado que se dá em forma de improviso poético. “Gosto de pensar que meu trabalho é sobre as coisas do mundo, onde a improvisação, reutilização e reconfiguração estão em jogo. Me interesso na forma cotidiana da construção urbana ou rural, uso decorativo e prático do material, que de alguma forma refletem as realidades sócio-econômicas e culturais da população.” Mano Penalva

 

 

Entrada actualizada el el 13 jun de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones