Exposición en Curitiba, Parana, Brasil

Ukiyo-e, obras primas de Hokusai e Hiroshige – Coleção Museu de Arte Fuji de Tóquio

Dónde:
Museu Oscar Niemeyer - MON / Rua Marechal Hermes, 999, / Curitiba, Parana, Brasil
Cuándo:
20 jun de 2015 - 02 ago de 2015
Inauguración:
20 jun de 2015
Comisariada por:
Organizada por:
Descripción de la Exposición
O Museu Oscar Niemeyer (MON) apresenta, de 20 de junho a 02 de agosto de 2015, a exposição "Ukiyo-e, obras primas de Hokusai e Hiroshige - Coleção Museu de Arte Fuji de Tóquio", com 70 obras japonesas que revelam paisagens, flagrantes do cotidiano, imagens de guerreiros, gueixas e atores teatrais. A mostra faz parte dos eventos comemorativos aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação assinado entre Brasil e Japão no dia 5 de novembro de 1895. Numa tradução literal, ukiyo-e significa "retratos do mundo flutuante". São imagens do cotidiano registradas em papel pela técnica da xilogravura desenvolvida durante o período Edo (1603-1868) no Japão, mais especificamente nos centros urbanos de Edo (atual Tóquio), Osaka e Kyoto. Ao retratarem lutadores de sumô, gueixas, atores e paisagens, seus autores procuravam eternizar na pintura aquele fugaz momento. Este estilo foi amplamente difundido nos séculos 18 e 19 e influenciou fortemente importantes ... movimentos, como o cubismo, impressionismo e pós-impressionismo. Vincent Van Gogh, Claude Monet e Edgar Degas foram alguns dos que buscaram inspiração no Ukiyo-e. De acordo com o Museu de Arte Fuji de Tóquio a mostra reúne para apreciação do público uma seleção representativa de ukiyo-e, "com destaque para os quadros de paisagens dos artistas Hokusai e Hiroshige, as obras musha-e (imagens de guerreiros) de Utagawa Kuniyoshi, as pinturas bijinga de Kitagawa Utamaro e os quadros yakusha-e oriundos de Edo e Osaka". Na mostra, com curadoria de Kenichi Hirano e Toshio Koganemaru, há uma seleção de obras marcantes, consideradas imortais, como Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji, a série mais famosa e que deu reconhecimento internacional a Hokusai ao mostrar o Monte Fuji visto em diferentes estações do ano, locais e condições do tempo. A exposição tem realização do Museu de Arte Fuji de Tóquio e coordenação geral da Art Unlimited. Artistas Katsushika Hokusai fez excelente uso da perspectiva trazida do Ocidente e de corantes químicos que produziam lindas cores, pintou a série "Trinta e seis vistas do Monte Fuji" tendo como tema a montanha que é um dos símbolos do Japão. Já Utagawa Hiroshige, influenciado por Hokusai, criou "Tokaido Gojusan-tsugi" mostrando as 53 estações do caminho Tokaido, que pode ser descrito como o cenário por excelência do imaginário japonês. Além de gravuras destes dois nomes, há obras de outros artistas, como Utagawa Toyokuni, Utagawa Kunisada, Kitagawa Utamaro, Shunbaisai Hokuei, Utagawa Kuniyoshi, entre outros. Todas pertencem ao acervo do Museu de Arte Fuji de Tóquio.

 

 

Entrada actualizada el el 08 jul de 2015

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones