Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Um Homem Bateu em Minha Porta

Dónde:
Verve Galeria [ESPACIO CERRADO] / Rua Lisboa, 285 - Pinheiros / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
26 sep de 2018 - 27 oct de 2018
Inauguración:
25 sep de 2018 / 19:00
Horario:
Terça a sexta-feira, das 10 às 19h / Sábado, das 11 às 17h
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Teléfonos:
(11) 2737-1249
Descripción de la Exposición
"Um Homem Bateu em Minha Porta”, de Francisco Hurtz, exibe desenhos e pinturas que propõem um novo olhar à representação do corpo masculino A Verve Galeria inaugura "Um Homem Bateu em Minha Porta", do artista plástico Francisco Hurtz, com texto crítico de Jorge Coli. Através de 20 trabalhos - entre desenhos, fotografias e pinturas - a mostra aborda o erotismo ao apresentar corpos masculinos em confronto, perfazendo uma dura afirmação política em face das convicções machistas presentes nas artes visuais e na sociedade em geral. Em sua primeira individual na Verve Galeria, Francisco Hurtz propõe um novo olhar à representação do corpo masculino, normalmente retratado jovem, dominante, viril e potente – imagem corriqueira e massificada do universo gay. “Busco romper com uma tradição homoerótica de desejo e afeto projetados na criação estética, e dou lugar ao vazio, à dubiez, à indefinição e à perplexidade”, comenta. Sobre esta produção, ... o historiador Jorge Coli diz: “Ao centrar-se sobre o corpo masculino e sobre o fetichismo homoerótico, Francisco Hurtz celebra menos uma sexualidade exuberante do que o rigor próprio a uma síntese concentrada. Opera uma desumanização, seja ela sentimental, seja ela de estímulos eróticos. Instaura mais a contemplação do que o apelo do desejo. Mesmo suas épuras de jovens, delicadas, sugerem um esvaziamento: nem rosto, nem alma. Os personagens sado masoquistas expulsam o erotismo pela objetivação de uma imagem que possui algo de demonstrativo”. Além de uma mera afirmação do desejo homossexual, “Um Homem Bateu em Minha Porta” representa um embate contra as normas heterocentradas que regem grande parte do mercado de arte. Engajado com a Teoria Queer e com a estética pós-pornô, Francisco Hurtz questiona o exercício do protagonismo no meio artístico, e explicita o silenciamento sistemático da Arte Queer nos museus e instituições do Brasil - país com os maiores índices de violência contra LGBT’s no mundo. Nos dizeres do artista: “A celebração ao corpo e a pura escopofilia nas artes ficam de lado e dão lugar à incerteza através de um olhar subversivo. Corpos de homens em confronto: a tortura, a objetificação, a fragilização, o apagamento, fragmentação, a subordinação e a redução de imagens masculinas colocam o homem em um lugar de servidão e incômodo pouco comuns nas artes visuais”.

 

 
Imágenes de la Exposición
Francisco Hurtz - Mentira

Entrada actualizada el el 19 sep de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones