Exposición en Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Um rio que passa

Dónde:
Fundação Iberê Camargo / Av. Padre Cacique, 2000 / Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Cuándo:
25 may de 2021 - 12 sep de 2021
Inauguración:
25 may de 2021
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Recebo como um presente o convite para expor minhas obras neste espaço depois de tantos anos de convívio com o universo de Iberê Camargo (1914-1994) e com a Fundação que guarda tantas camadas de gestos em torno de sua obra. Fui seu assistente, impressor e coordeno o Ateliê de Gravura da instituição onde sigo na troca e no aprendizado com outros artistas. Iberê dizia que todo artista deveria ser como um rio com suas águas que se renovam sempre. Sou artista de ofício, de ateliê. Meu trabalho é muito manual, meu corpo está ali junto impresso na obra. Papel, pigmento, mão e pensamento são os elementos essenciais da minha prática. No desenho e na pintura me expresso como numa gravura expandida. Adenso o pigmento em pastel seco de carbono com pressão à palmo sobre o papel e revelo diferentes matizes do preto que cobre e descobre o branco da superfície por vezes rasgada ... criando texturas aveludadas para o claro e para o escuro. Em Um rio que passa apresento desenhos, pinturas e monotipias na maior parte em grande formato. A escolha desta dimensão deve-se à minha busca em estabelecer um diálogo, e sustentá-lo, com as paredes tão presentes do prédio. Minha experiência estética com esta arquitetura é renovada a cada dia. Espaço e escala humana ganharam novos sentidos para mim. Na busca da construção de uma obra no plano bidimensional tenho também como referência algumas obras da história da arte, como as de Giotto (1267-1337) e de Masaccio (1401-1428), para a composição da cena. No conjunto de obras realizadas para esta exposição expresso meu pensamento sobre a tensão e a suspensão do tempo que vivemos. São paisagens urbanas em ruínas. Projeto imagens de uma Babel que explodiu, de um plano piloto em desconstrução, de uma torrente de água que inunda o cenário ausente de presença humana e de um trampolim à espera do salto e do mergulho de quem as contempla. Eduardo Haesbaert

 

 

Entrada actualizada el el 10 ago de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones