Descripción de la Exposición
Com a chegada ao fim da exposição Ante.Visão, patente de 17 de junho a 3 de julho na galeria da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Uma outra forma de AR(te) prossegue com a homenagem a Cruzeiro Seixas, num discurso evocativo das novas figurações, por Ivan Villalobos (1975, Chile), Ivo Bassanti (1979, Portugal) e Javier Félix (1976, Colômbia).
A sinergia entre os três artistas surgiu na sequência do Ciclo de Celebração do Centenário de Cruzeiro Seixas, iniciado em setembro de 2020, da homenagem internacional prestada a Cruzeiro Seixas e, das residências artísticas realizadas na Perve Galeria durante o mês de maio onde foram projetadas as obras colaborativas que estarão em exposição na Casa da Liberdade - Mário Cesariny.
Uma Outra Forma de AR(te) é uma exposição que privilegia o automatismo inconsciente e o acaso, resultando na apresentação de um conjunto de obras colaborativas de formato "Cadravre Exquis", processo privilegiado por Cruzeiro Seixas que remonta ao princípio do século XX, com o surgimento do movimento Surrealista francês liderado por André Breton.
Sobre as obras em exposição o curador, Carlos Cabral Nunes, refere que as mesmas se tratam de acasos magníficos, jorrados por uma fonte viva, única, matéria onde buscamos redescobrir quem somos. A poesia, enfim, aberta ao dealbar do pensamento virginal e lúcido, através do olhar extinguindo-se na ritualidade do traço, como se de um lago, a desenhar-se por dentro, se tratasse.
Formación. 15 oct de 2024 - 30 jun de 2024 / Museo Nacional Thyssen-Bornemisza / Madrid, España