Exposición en Rio de Janeiro, Brasil

Vertigo – O que você vê?

Dónde:
Centro Cultural Correios - Rio de Janeiro / Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro / Rio de Janeiro, Brasil
Cuándo:
01 sep de 2023 - 14 oct de 2023
Inauguración:
31 ago de 2023
Horario:
De martes a sábado de 12 a 19 h.
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
"Vertigo – O que você vê?" é a exposição de fotografias abstratas que ocupa a galeria A do 3º andar do Centro Cultural Correios RJ de 1 de setembro a 14 de outubro. As obras caleidoscópicas e em grandes formatos de Ricardo Poock, com curadoria do fotógrafo Giancarlo Mecarelli, propõem um jogo entre a imagem e o objeto. As formas geométricas se sucedem em múltiplas vertigens, numa combinação espacial infinita em edições e cortes, numa linguagem sólida e personalíssima. “Foi uma tarefa e tanto escolher as 18 imagens que compõem a exposição. O Ricardo faz uma pesquisa de volumes e combinações, sempre clicando a parte em detrimento do todo num trabalho compulsivo de quase 10 anos e exaustivamente combinados”, diz o curador Giancarlo Mecarelli, fotógrafo e diretor de arte, além de criador e curador do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco. O artista Ricardo Poock é carioca e a inquietude é sua ... marca. Cuidou das coisas práticas da vida, mas sempre extravasando sua energia em manifestações artísticas. Fotógrafo profissional, a arte sempre ocupou importante espaço de expressão pessoal. E, ao chegar aos 63 anos, formou um extenso acervo de trabalhos desenvolvidos com técnica, criatividade e um olhar apurado. “Sou obcecado pelas possibilidades que a abstração abre ao artista e ao público. Texturas e formas geométricas podem ser exploradas ad infinitum e contemplam a visão do público, suas experiências, sentimentos e olhares particulares. É a materialização de diversos insights absolutamente pessoais”, resume o artista. Ricardo Poock participou de coletivas no Jardim Botânico, Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro - Arfoc e Forte de Copacabana. Isso sem falar nas fotos de mais de 700 artistas da MPB em cena e que renderam belos registros e algumas exposições individuais (Palácio de Cristal, em Petrópolis, Casa de Cultura de Maricá e Instituto Cultural Cravo Albin, no Rio). O que você vê? As imagens geométricas expostas no Centro Cultural Correios RJ tiveram como base fotos de escadas. Muitas escadas. Clicadas em nove países (Itália, Inglaterra, Espanha, Argentina, Grécia, Portugal, Alemanha, Noruega e Brasil) elas são o ponto de partida para a interferência artística. A transmutação da solidez das construções causa a sensação de referências sinestésicas. Abstração é um conceito etéreo que pode conter muitas linhas quase matemáticas da geometria. O que vale é a vertigem visual, o caleidoscópio colorido ou a metamorfose que perde o conceito original. E você, o que vê? Descubra no Centro Cultural Correios, no Corredor Cultural do Rio.

 

 

Entrada actualizada el el 22 ago de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones