Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Vênus Ancestral

Dónde:
Galeria Superfície / Rua Oscar Freire, 240 - Jardim Paulista / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
23 mar de 2024 - 18 may de 2024
Inauguración:
23 mar de 2024
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Correo electrónico:
info@galeriasuperficie.com.br
Descripción de la Exposición
A Superfície tem o prazer de apresentar Vênus Ancestral, primeira individual dedicada ao trabalho de Celeida Tostes em São Paulo, que abre amanhã [23]. Com texto de Pollyana Quintella, a mostra retoma a importante trajetória da artista que dedicou a vida ao diálogo entre arte e educação, ampliando o pensamento no campo da escultura. Celeida Tostes elegeu o barro como matéria-prima e suporte para suas experimentações, distanciando-se do percurso de colegas vanguardistas para desbravar a própria linguagem artística através da cerâmica. A artista trabalhou na construção de uma metodologia pedagógica que convidava alunos à pesquisa intuitiva e consciência corporal. Desenvolveu a Oficina de Artes do Fogo e transformação de materiais no Parque Lage, onde lecionou por mais de vinte anos. A consolidação de sua pesquisa aconteceu em um projeto no Morro do Chapéu da Mangueira, em 1980, que visava a descoberta da matéria através do fazer, instigando os alunos ao resgate ... de suas próprias linguagens criativas. A relevância de sua atuação como artista abriu espaço para que Celeida Tostes participasse de exposições importantes no cenário nacional e internacional. Além de apresentar ‘Projeto Gesto Arcaico'(1990-91) na 21ª Bienal de São Paulo (1991), a artista foi a representante brasileira da coletiva Arquitetura de Terra ou O futuro de uma Tradição Milenar (1981) organizada pelo Centre Georges Pompidou no Musée d’Art Moderne de Paris e que, posteriormente, itinerou para outras importantes instituições, como o MAM Rio, o MASP e a Fundação Calouste Gulbelkian, em Lisboa. Em 1996, pouco após seu falecimento, Celeida Tostes foi homenageada na II Bienal Barro de América, em Caracas. Sua prática artística espelha os princípios que desenvolveu nas salas de aula: de forte caráter experimental, a produção de Celeida atesta para sua pedagogia emancipatória, coletiva, conectada aos sentidos e aos elementos. Tema e matéria-prima se complementam: a terra e o feminino, bem como as temáticas relacionadas a eles — orgânico, fertilidade, sexualidade, maternidade, nascimento e morte —, são fios condutores da obra da artista que transforma o barro em corpos cerâmicos. Dentre as quase 30 obras presentes, a exposição apresenta: Vênus e Guardiões, que aludem, respectivamente, ao feminino e masculino, ao útero e ao falo, a gestação e ao movimento; Selos, trabalho que assinala aspectos importantes de sua produção, como a multiplicidade de assinaturas e a ideia de circuito; Amassadinhos, obra-síntese de sua produção, originada a partir do que a artista denominou Gesto Arcaico, o ato reflexo de fechar a mão sobre qualquer matéria. Com uma trajetória que desafia a dinâmica do mundo da arte, Celeida Tostes usava de seu fazer artístico como ferramenta de transformação social, levando o trabalho para além da performance individual ou da construção do objeto. Vênus Ancestral tem abertura prevista para o dia 23 de março de 2024 e permanece em cartaz até 18 de maio.

 

 

Entrada actualizada el el 22 mar de 2024

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones