Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Volatilismos

Dónde:
Galeria VilaNova / Rua Domingos Leme, 73 - Vila Nova Conceição / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
13 may de 2016 - 11 jun de 2016
Inauguración:
12 may de 2016 / 19:00
Horario:
Terça-feira a sábado, das 12 às 18h
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Correo electrónico:
contato@balady.com.br
Descripción de la Exposición
A busca pela volatilidade das formas em uma pintura, através do desenho, na Galeria VilaNova. Em seu novo momento, Virgílio Neves apresenta obras inéditas nas quais as linhas obtidas por canetas permanentes procuram produzir uma ação transformadora sobre os pesos nas suas pinturas A definição da palavra Volatilismos não existe na língua portuguesa mas foi o termo que o artista plástico Virgílio Neves encontrou para definir a sua mais recente produção, composta por 11 telas, na Galeria Vilanova, com curadoria de Bianca Boeckel. Para ele, o desenho pode ter uma ação transformadora sobre o peso da tela e da pintura. Por isso, ao tentar redimensionar os diversos elementos que compõem uma pintura e intensificar a ação das linhas na superfície dela, Virgílio alcançou a sensação de leveza que buscava. Entre 2013 e 2014 o artista usou canetas permanentes para criar sobre suas pinturas uma espécie de fragmentação visual com as linhas, gerando ... um certo efeito hipnótico que acabou dando nome à sua primeira individual: Hipnoses. A partir de 2015, o trabalho ganhou um outro rumo. As canetas permanentes procuraram extrair da tela o peso imposto pelo pigmento, pela composição, pelas cores, pelas formas e pelos volumes. Foi um processo inusitado, que exigiu uma releitura e uma nova pesquisa de trabalho por parte do artista. “As cores, por exemplo, tornaram-se menos vibrantes e mais densas do que nos trabalhos anteriores. As formas, mais volumosas e fechadas. Ao envolver as superfícies das telas com as linhas brancas das canetas permanentes, as formas se ‘ergueram’, criando uma espécie de volatilidade do todo. E ao modular ainda mais as linhas em curvas, interferi também na velocidade delas, proporcionando ao olhar uma nova relação com o tempo de observação”, define Virgílio Neves. As linhas continuam sendo o elo entre dois momentos artísticos de Virgílio, mas a temática ganhou uma outra intenção, em função desse novo percurso. "Em Hipnoses, sua série anterior, o olhar se diluiu ao redor de todo o campo visual; na inédita Volatilismos, o olhar ganhou um percurso, uma direção ascendente", explica Bianca Boeckel, curadora da mostra. Para Virgílio Neves, a temática se desdobrou para um novo campo de ação: “a busca pela leveza do todo na superfície da tela, como se o objetivo maior fosse torná-la mais leve que o ar. E é engraçada a ironia de se chegar à impermanência das formas usando canetas permanentes", completa o artista. Exposição: Volatilismos Artista : Virgilio Neves Curadoria: Bianca Boeckel Abertura: 12 de maio de 2016, quinta-feira, às 19h Período: 13 de maio a 11 de junho de 2016 Local: Galeria VilaNova – http://www.galeriavilanova.com.br Rua Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição – São Paulo, SP Tel.: (11) 2691-1190 Horário: Terça-feira a sábado, das 12 às 18h

 

 
Imágenes de la Exposición
Virgilio Neves - Sopro

Entrada actualizada el el 10 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones