Exposición en Lisboa, Portugal

Whispering mirrors

Dónde:
Centro Cultural Carpintarias de São Lázaro / R. São Lázaro 72 / Lisboa, Portugal
Cuándo:
06 ago de 2021 - 26 sep de 2021
Inauguración:
06 ago de 2021 / 16 a 21 h.
Horario:
Jueves a domingo de 12 a 18 h.
Comisariada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Inserida na programação do The New Art Fest, inaugura a 6 de agosto, nas Carpintarias de São Lázaro, Whispering Mirrors, uma exposição de Rodrigo Gomes, com a curadoria de David Revés. A partir da sua obra Ariane - que recebeu o Black Raven Award (prémio atribuído pelo The New Art Fest´20) - um vídeo deepfake que problematiza a difusão e consumo de imagens, bem como as possibilidades operadas pela inteligência artificial e a forma como a técnica contemporânea e a hipertecnologia filtram a realidade para nos darem novas realidades simulacrais - Rodrigo Gomes apresenta agora Whispering Mirrors nas Carpintarias de São Lázaro. Com a curadoria de David Revés, este projeto apresenta um conjunto alargado de novas esculturas do artista que se poderão constituir enquanto realidades orgânicas independentes do seu observador ao desenvolverem os seus próprios modos de existência, operacionalidade e visibilidade. Numa das peças, imagens-vistas de vários corpos escultóricos formam a matriz introduzida ... num programa baseado em Machine Learning que sintetiza e gera uma multiplicidade de imagens através de uma progressão probabilística. Os objetos escultóricos transformados em seres, nas suas múltiplas materialidades e dimensões, vão engolir, filtrar ou refratar as imagens que absorvem todo o espaço, criando uma espécie de respiração ou inteligência animista, dotada de vontade e desejos, que não dependerá de nós, espectadores, para existir. Nesta coreografia de objectos e imagens, num fluxo e reflexos incessantes, e permanentemente mutáveis, encontramos um um aparato tecnológico hiper-saturado e imersivo que se completa e totaliza como uma espécie de organismo artificial, mas vivo, que se autorreferencia e se autoreproduz. Rodrigo Gomes (Faro, Portugal, 1991) centra o seu trabalho na relação da escultura com a arquitetura, criando relações físicas e digitais através de conteúdos gerados por computador e sistemas de ‘machine learning’. Tem participado em diversas exposições coletivas e individuais nacionais e internacionais. Recebeu também vários prémios, como o D-Normal V-Essay Floating Points Award (Hong Kong) este ano, o Black Raven Award do The New Art Fest em 2020, os Prémios Novos na categoria de Artes Visuais em 2018 e o prémio Sonae Media Art em 2017. Em 2019 foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian para produção internacional e recebeu o prémio de mérito – Jovem Revelação pelo Município de Silves. Whispering Mirrors é a terceira exposição do ciclo de programação das Carpintarias "Para os olhos mas não só", onde a partir das Artes Visuais se promovem os cruzamentos com outras áreas, não dispensando a do conhecimento. Assim, levantam-se questões e promove-se o debate sobre a nossa relação com a imagem, e os seus contornos ou efeitos na vida em sociedade. Uma conversa aberta ao público será agendada com a presença do artista, do curador e alguns convidados.

 

 

Entrada actualizada el el 19 ago de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones