Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Young Male: Fotografias de Alair Gomes

Dónde:
Casa Triângulo / Rua Estados Unidos 1324 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
20 jun de 2016 - 16 jul de 2016
Inauguración:
18 jun de 2016 / 15:00
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
A Casa Triângulo tem o prazer de apresentar, a partir de 18 de junho de 2016, a exposição "Young Male: Fotografias de Alair Gomes", sob curadoria de Eder Chiodetto. A mostra contempla seis séries de imagens produzidas entre as décadas de 1960 e 1980 - algumas exibidas pelas primeira vez ao público, que através do viés homoerótico, revela uma produção seminal, complexa e original. Fazem parte da mostra obras das séries "Sonatinas", "Four Feet", "Beach Triptychs", da coleção Fabio Settimi e de Joaquim Paiva, "Esportes", além de fragmentos da série "Symphony of Erotic Icons" e imagens de estatuária greco-romana, provenientes da coleção Robson Phoenix. Com uma iniciação artística tardia, o artista começou a fotografar quando aos 50 anos de idade. Alair dedicou-se ao desenho e à escrita literária dos seus Diários Eróticos, e encontrou na fotografia a forma mais simbólica de expressar sua pulsão erótica pela beleza e pela transcendência do ... ser. Pensando no dilema da autonomia como linguagem, passou a trabalhar em sequências narrativas e longas séries utilizando como forma de sedução e referência as imagens da estatuária greco-romana. Nesta exposição, o curador Eder Chiodetto propõe uma sobreposição das imagens de esculturas e pinturas com as imagens dos nus, para salientar esse aspecto referencial na obra de Alair Gomes. Seu fascínio pela beleza humana e pelas proporções geométricas do corpo masculino, extraem das cenas clicadas coreografias ritmadas e sensuais, como na série "The Course of the Sun"(1967-19740), realizadas a partir da janela de seu apartamento em Ipanema. Nelas Alair capta o movimento dos rapazes indo e vindo da praia em dias de sol proporcionando uma duplicidade de corpo e sombra, como um espelhamento distorcido. Nas imagens inéditas da série "Esportes" (1967-1969), selecionadas no Acervo Alair Gomes, da Biblioteca Nacional, Alair fotografa atletas de diversas modalidades esportivas. Nesses registros, diferente do que vemos na cobertura esportiva convencional, perscruta os corpos dos rapazes com foco na musculatura, no contorno, no movimento por meio do qual esses corpos bem torneados revelam a perfeição da forma. Em "Sonatinas: Four Feet" (1975-1980), o artista alude à composição musical para criar sequências com imagens de uma ação que ocorre num tempo-espaço bem definido, em geral com dois rapazes se exercitando na praia. O corpo masculino jovem e belo pautou toda a obra fotográfica do artista carioca Alair Gomes [1921-1992], realizada ao longo de 20 anos, a partir da metade dos anos 1960.

 

 
Imágenes de la Exposición
Alair Gomes, Da se?rie Viagens (Europa, Arte) 01, 1969, fotografia, 24 x 18cm

Entrada actualizada el el 03 jun de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones