Artista - Colectivo

Almofadinhas

2016
Almofadinhas
Residencia:
Reside en Brasil
Actividad vigente:
Colectivo integrado por
Colectivo integrado por
Colectivo integrado por
Enlaces oficiales:
Descripción del Artista
O grupo Almofadinhas surgiu em 2015. Fábio Carvalho (RJ), Rick Rodrigues (ES) e Rodrigo Mogiz (MG) se encontraram para discutir arte contemporânea e sua hibridização em torno do bordado – meio pelo qual os três artistas se expressam, mesmo que não unicamente, e neste ato, subvertem a ideia que bordar é um atributo feminino. Fábio se interessou pelo bordado durante uma residência artística em Portugal, em 2011. Neste período, já desenvolvia trabalhos sobre tecido, nos quais usava apliques de bordados industriais, mas, vendo a riqueza do bordado português, ocorreu-lhe que seria ainda mais interessante se passasse a fazer o seu próprio bordado, pois além de agregar a sua prática artística este elemento que tende a ser considerado feminino, haveria um dado a mais, que seria submeter sua mente e corpo masculinos a uma prática considerada feminina, reafirmando assim sua discussão sobre os estereótipos de gênero. Rick, passou a observar e a admirar ... os passarinhos livres na natureza, desde muito cedo, com a orientação do irmão mais velho, que também o ensinou a bordar, costurando couro de boi na fazenda do avô ainda quando crianças. Tal habilidade transferiria anos mais tarde para a prática artística quando o artista resolveu homenagear o irmão com uma série de passarinhos (2015). Através de tal praxe o artista recodifica e realoca referências culturais, memórias afetivas, o imaginário infantil, sonhos, fragilidades e não deixa de pôr em xeque determinados conceitos e tabus sociais. Já Rodrigo começou a bordar numa associação livre com o gesto do desenho durante sua graduação em artes, por volta de 2002 e 2003. Como já usava a costura como elemento de conexão em pinturas e colagens, o bordado veio como o mais pertinente desdobramento para as novas investidas no desenho, embutindo também conceitos de dor e beleza. As obras dos Almofadinhas abarcam questões que vão além do fazer artístico e/ou estético. Põe em xeque, através da diversidade de temas e suportes, as questões relacionadas às memórias individuais, gênero e afetividade; promovem também o debate sobre os estereótipos sociais; além de contribuir com o intercâmbio artístico-cultural, uma vez que cada artista integrante vive e produz em um estado diferente.

 

 
Promociones arteinformado

Entrada actualizada el el 13 nov de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de esta ficha?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

Promociones arteinformado
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus fichas.
Exposición Online
22 jul de 2022 - 04 dic de 2022

Online

Exposición
21 sep de 2022 - 27 feb de 2023

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Formación
06 oct de 2022 - 30 jun de 2023

Institut Valencià d’Art Modern (IVAM) / Valencia, España

¡Sigue informado desde nuestro canal!

Recibe las noticias de nuestras ediciones de España, Brasil, Colombia, Chile, Portugal, Argentina y México

Recibir alertas de noticias