Artista

Arlete Santarosa

Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Arlete Santarosa
Residencia:
Reside en Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Organizaciones con obra:
Etiquetas:
Enlaces oficiales:
Descripción del Artista
1969: Licenciatura em Desenho pela Universidade de Caxias do Sul De 1970 a 1994: Cursos regulares de gravura no Atelier Livre da Prefeitura e no Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), ambos de Porto Alegre. Arlete Santarosa tem presença marcante em atividades ligadas à cultura, integrando por várias vezes a direção do Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul. Criou e editou o boletim “Gravura em Notícia” desta entidade; de 2001 a 2005 e participou da diretoria da Chico Lisboa, gestão 2002/2003. Em Porto Alegre, coordenou dois grandes eventos interativos com o público: Em 2002-”Arte nos Trilhos” patrocinado pelo Ministério dos Transportes junto ao TRENSURB e em 2004, coordenou as oficinas de gravura do Santander Cultural, paralelas à mostra “Impressões-Panorama da Gravura Brasileira”. Integrou o Conselho Estadual de Cultura, como representante eleita do segmento de Artes Visuais, nos períodos de 2004/05 e 2006/07, Também no mesmo período foi conselheira do ... Museu de Arte Contemporânea do RS. Como artista plástica tem várias obras em ACERVOS particulares e públicos, no Brasil e no exterior. Destacam-se o Acervo do Departamento de Artes Visuais da Universidade da Região de Joinville; Museu de Gravura Olho Latino de Campinas e Instituto de Cultura Portoriquenha-San Juan/Porto Rico. Fez várias EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS: destacando-se em 2007, no Centro Universitário UNIVATES de Lajeado, em 1999 na Galeria Domplein, em Utrecht, Holanda; e em 1992, no Saguão do Atelier Livre de Porto Alegre. Participou de inúmeras EXPOSIÇÕES COLETIVAS, BIENAIS e SALÕES de GRAVURA, destacando-se em 2008 a exposição “Hemisférios”, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, do Instituto de Artes da UFRGS; em 2006 a II Bienal Internacional Ceará de Gravura (artista convidada); em 2005 “Coleção 20 Anos” em comemoração aos 20 anos da Pinacoteca do Centro Cultural Inah Emil Martensen de Rio Grande/RS; em 2003 “Humanidades” na Galeria Tina Zappoli e a II Bienal Nacional de Gravura- Olho Latino no SESC São Paulo; em 1998 “RS Destaques sobre Papel, dentro do Projeto Rio Grande da Arte do Instituto de Artes Visuais do RS e em 1994 no 50º Salão Paranaense/Curitiba. Teve cinco PRÊMIOS de Gravura, destacando-se o 1º Prêmio em Gravura no V Salão Latino-americano de Artes Plásticas , 16º Salão de Artes Plásticas Chico Lisboa e 10º Salão Câmara de Porto Alegre e 1º Prêmio em Gravura no 2º Salão FUNDARTE.. Desde 2006 mantém o projeto “Diálogos Gravados”, em parceria com a artista plástica Lana Lanna, onde desenvolvem um permanente diálogo entre a xilogravura e a gravura em metal. O trabalho resultante participou de várias exposições pelo interior do RS e Brasil, tendo sido a última (2009) no MARCO- Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul. O projeto foi ainda indicado ao III Prêmio Açorianos de 2009, categoria Gravura, em Porto Alegre.

 

 

Entrada actualizada el el 07 ago de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¡Sigue informado desde nuestro canal!

Recibe las noticias de nuestras ediciones de España, Brasil, Colombia, Chile, Portugal, Argentina y México

Recibir alertas de noticias