Artista

Ema Berta

1944 en Sintra, Lisboa, Portugal
Ema Berta
Residencia:
Reside en Paris, Ile-de-France, Francia
Etiquetas:
Descripción del Artista
Licenciou-se em Artes Plásticas e Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e fez parte da direcção da Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa. Na Fundação Ricardo do Espírito Santo foi professora de desenho. A partir do final da década de 1990 viveu alternadamente em Lisboa e em Paris, tendo-se fixado nesta última cidade entre 2003 e 2010. Obras O primeiro conjunto de obras marcantes desta pintora surgiu em meados da década de 1980, com a curta série Elasippos, consagrada à obscura mitologia deste filho de Clito e Neptuno, onde se consubstancia já a sua opção por uma pintura de pinceladas substancialmente empastadas que, simultaneamente, conferem profundidade e brilho à composição. Pouco depois, ainda no final da mesma década, surgiu também a importante série Meninas, onde a representação feminina, infantil e adolescente, é sublinhada por traços profundamente sexualizados, provocatórios e, como refere Liberto Cruz, expressões corporais e faciais algo "libertinárias" A sua primeira ... série mais ampla, homogénea e significativa consubstancia-se em Florestas e Mares, um conjunto de telas executadas na transição da década de 1980 para a de 1990. Nestas obras evidencia-se já uma componente conceptual baseada em arquétipos e símbolos ligados ao inconsciente colectivo. Estes surgem sobrepostos a um neo-figurativismo de influência expressionista que progressivamente se vinha consolidando no seu percurso pictórico desde a década de 1980. Ao longo da década de 1990 derivou a sua pintura para algumas obras menos figurativas e de maior tendência abstraccionista, que se ilustram na exposição Florestas do Arco-Íris, onde a luminosidade é acentuada por inúmeras pinceladas que traduzem uma opção cromática heterogénea e caleidoscópica. Ainda durante a década de 1990, aproveitando o período em que ali executou o painel azulejar destinado a um viaduto de Algueirão / Mem Martins, no concelho de Sintra, Ema Berta decorou também algumas peças cerâmicas na fábrica Viúva Lamego, em Lisboa. Já em Paris, desenvolveu uma das suas séries pictóricas mais importantes, Índios, série que surgiu na sequência da sua deslocação ao Canadá, das suas visitas à Art Gallery of Ontario e ao Royal Ontario Museum e, particularmente, da impressão que a herança cultural das First Nations exerceu na pintora. Pontuada por várias telas de grandes dimensões, esta série, onde a pintora reflecte múltiplas visões sobre distintas heranças culturais dos diversos continentes, inclui ainda uma pequena escultura em bronze. Em Setembro de 2017 foi anunciada a doação de diversos óleos sobre tela, e esboços, desta artista plástica ao Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves.

 

 

Entrada actualizada el el 25 jul de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 23 mar de 2024

Kewenig Galerie - Palma de Mallorca / Palma, Baleares, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¡Sigue informado desde nuestro canal!

Recibe las noticias de nuestras ediciones de España, Brasil, Colombia, Chile, Portugal, Argentina y México

Recibir alertas de noticias