Artista

Felipe Mujica

1974 en Santiago, Region Metropolitana, Chile
Felipe Mujica
Residencia:
Reside en Nueva York, New York, Estados Unidos
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción del Artista
Felipe Mujica nasceu em Santiago (1974) e viveu em Londres por nove anos durante sua infância antes de retornar ao Chile. No início dos anos 2000, Mujica mudou-se para Nova York, onde atualmente vive e trabalha. Essa experiência de deslocamentos ao longo da vida proporcionou ao artista obter uma ampla e variada bagagem cultural, a qual moldou seu trabalho tanto a nível conceitual quanto estético; do modernismo de vanguarda europeu da Bauhaus aos movimentos emblemáticos concreto, neoconcreto e de arte óptica latino-americanos, o artista abrange a flexibilidade de materiais distintos dentro de uma zona cinzenta que mistura arquitetura, design têxtil e arte. Mujica trabalha em diferentes mídias e escalas, desde desenhos sobre papel a impressões, painéis de tecido e instalações, explorando o espaço como suporte do próprio trabalho. Ele cria trabalhos baseados na abstração geométrica dos anos 1950, 60 e 70, assim como considera a influencia do construtivismo primário em sua ... obra. A apropriação de imagens de design e o desenvolvimento de uma linguagem gráfica universal coexistem com contextos históricos e políticos trazidos por algumas obras, enquanto que sua prática proporciona oportunidades para a interação do público assim como para intervenções de outros artistas. O artista acredita que o princípio da arte é a colaboração; dessa forma, um elemento essencial em sua produção é a dinâmica entre o individual e o coletivo. Isso pode ser notado especialmente em suas icônicas “Cortinas”, peças de tecidos que funcionam sozinhas como desenhos no espaço, servem para acentuar ou confrontar a arquitetura e também como composições agindo juntas como divisórias para outros trabalhos no local, às vezes em diálogo com trabalhos de outros artistas ou mesmo com o processo curatorial. Esse aspecto do trabalho em aberto de uma peça multifuncional traz diferentes sentidos para a obra, algumas vezes ambíguos, deliberadamente evocando uma qualidade efêmera da sua natureza

 

 

Entrada actualizada el el 10 nov de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Exposición
21 may de 2024 - 22 sep de 2024

Museo Nacional del Prado / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
24 abr de 2024 - 02 jun de 2024

Online

¡Sigue informado desde nuestro canal!

Recibe las noticias de nuestras ediciones de España, Brasil, Colombia, Chile, Portugal, Argentina y México

Recibir alertas de noticias