Artista

Fernando Barata

Rio de Janeiro, Brasil
Fernando Barata
Residencia:
Reside en Paris, Ile-de-France, Francia
Profesionales que le han comisariado:
Enlaces oficiales:
Descripción del Artista
Pintor e desenhista nascido no Rio de Janeiro, diplomado da Escola Nacional de Belas Artes da UFRJ (1977), reside em Paris desde 1982, onde vive e trabalha. Participa do 25o Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1974), e da 14a Bienal Nacional de São Paulo (1977). Obtém uma Menção Especial do Júri na 1a Bienal de Havana (1984) e participa da 18a Bienal Internacional de São Paulo (1985). Realiza um mural em Douai, França, para a Companhia de Águas de Artois-Picardie (1990). Selecionado para o Prêmio Fortabat (Casa da América Latina, Paris, 1990), seu trabalho foi igualmente premiado no Grande Prêmio Internacional de Arte Contemporânea Michelin (1998). A partir dos anos 1990, com o surgimento dos computadores pessoais e programas de tratamento da imagem, inicia uma série de experiências, utilizando estas novas ferramentas como complemento da pintura. Suas primeiras exposições de gravuras digitais são realizadas na Galeria Quadra, ... Paris (1998). Entre 2009 e 2015, realiza várias viagens na França, que resultam em uma série de aquarelas e desenhos, retratando locais percorridos pelos artistas modernos e impressionistas: Biarritz, Bordeaux, Nice, Marseille, Cassis, Nîmes, Vallauris, Saint-Paul de Vence, Avignon, Aix-en-Provence e Albi, entre outros. Uma seleção destas aquarelas é exposta na Galeria Covart, Luxemburgo (2010) e no Atelier 21, Paris (2014). Paralelamente a estas viagens na França, continua sua exploração pelo mundo: Tunísia, Creta, Ilha da Reunião, México, Lisboa, Nova Deli, Dubrovnik, New York, São Francisco, Praga, etc. O bloco de aquarela passa a ser o material mais adequado, durante este período de observação nômade, por sua facilidade de transporte e utilização. Após uma viagem à Índia (2014), realiza uma série de pinturas sobre sacos de juta, que são expostas na Galeria Marie-Laure de l’Ecotais, Paris (2016). Duas destas obras são incorporadas à coleção da Embaixada do Brasil na França. Com o lançamento do iPad Pro (2017), da caneta Apple e de novos aplicativos de desenho tátil, substitui o bloco de aquarela pelo tablet, com o qual passa a trabalhar exclusivamente.

 

 

Entrada actualizada el el 20 may de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¡Sigue informado desde nuestro canal!

Recibe las noticias de nuestras ediciones de España, Brasil, Colombia, Chile, Portugal, Argentina y México

Recibir alertas de noticias