Artista, Comisario, Investigador/Docente

João Fiadeiro

1965 en Paris, Ile-de-France, Francia
João Fiadeiro
Residencia:
Reside en Lisboa, Portugal
Descripción del Artista
En junio de 2021, el coreógrafo, performer e investigador João Fiadeiro donó el Archivo Atelier | RE.AL a la Fundación Serralves (Oporto). * Nota de prensa de la Fundación Serralves del 30 de junio de 2021 A Fundação de Serralves e o coreógrafo, performer e investigador João Fiadeiro assinaram hoje o contrato de doação dos Arquivos Atelier|RE.AL. A doação à Fundação de Serralves do Arquivo Atelier|RE.AL, pertença de João Fiadeiro, um nome referencial da dança portuguesa e europeia, que conta com aproximadamente 4.000 títulos, reunindo textos, vídeos, áudios, imagens, artefactos, entrevistas, artigos de jornal e críticas, permitirá ao Museu de Serralves, através do seu Serviço de Artes Performativas, ampliar as possibilidades de pesquisa, de divulgação e apresentação de um dos mais importantes exemplares de Arquivos de Dança internacionais. Desta forma, o Museu de Serralves, pioneiro na transdisciplinaridade, no constante cruzamento entre as artes visuais e as artes performativas, reafirma também o seu papel ... enquanto plataforma central das artes performativas no contexto internacional e também como lugar de memória (também das artes imateriais) e de produção de conhecimento. O Arquivo RE.AL será um importante pilar e fonte de conhecimento para a reconstituição de uma história das Artes Performativas, área a que a Fundação de Serralves está ligada desde a sua inauguração. Este Arquivo permite conhecer e investigar em profundidade um ciclo ininterrupto de atividade e programação de 29 anos, fundamental para a dança, em que se destacam documentos relativos às criações de João Fiadeiro (1990-2019), às criações dos artistas associados do Atelier|RE.AL - Cláudia Dias, Tiago Guedes e Gustavo Sumpta (2001-2009) - e à programação de projetos de cariz laboratorial e experimental desenvolvida pela REAL ao longo dos últimos 30 anos, reforçando desta forma o acervo de arte contemporânea de Serralves.

 

 

Entrada actualizada el el 01 jul de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!