Artista - Colectivo

Opavivará!

2005 en Rio de Janeiro, Brasil
Opavivará
Residencia:
Reside en Rio de Janeiro, Brasil
Próximas exposiciones individuales:
Ferias en las que participa con OBRA :
Galerías y otras organizaciones que le representan:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción del Artista
OPAVIVARÁ! é um coletivo de artistas visuais que vivem e trabalham na cidade do Rio de Janeiro. Desde sua criação, o grupo vem participando ativamente no panorama das artes contemporâneas do Brasil e do mundo, desenvolvendo ações em praças públicas, praias, ruas e avenidas, feiras, em galerias e instituições culturais. O coletivo ressignifica objetos do cotidiano e organiza ações voltadas a questionamentos do uso dos espaços urbanos, gerando fluxos de vida, arte e poesia, no qual o público não é apenas convidado a interagir com as obras, mas a se tornar um agente fundamental para a execução e existência dos trabalhos. O conjunto de obras do OPA! gera alterações de ordem perceptiva e política sobre o universo das relações humanas, desencadeando reflexões sobre as experiências cotidianas. Em 2020, participam das coletivas “Mecarõ. L’Amazonie dans la collection Petitgas”, no MOCO, Montpellier na França e “Amuse-Bouche -The Taste of Art”, no Museum Tinguely, ... em Basel, Suíça. Em 2019 realizaram as individuais “O Prazer é Nosso”, em celebração aos 15 anos do coletivo, no Museu de Arte Contemporânea no MAC - Niterói, “PORNORAMA”, na A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro e “bevete più latte” na Galeria Magazzino, em Roma, na Itália. Foram convidados para o programa de artista visitante na galeria Dunedin Public Art, em Dunedin - Nova Zelândia. Assinaram a Direção de Arte do musical “Novos Baianos” no SESC Vila Mariana, em São Paulo, Brasil e participaram das coletivas “Vaivém”, no CCBB do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, “BRASIL! Focus sull'arte brasiliana contemporanea”, no Museu Ettore Fico, em Turim, na Itália e do “Projeto Respiração”, na Fundação Eva Klabin, no Rio de Janeiro. Em 2018, em comemoração aos 15 anos da A Gentil Carioca, participaram da exposição “ALALAÔ! QUE DROGA É ESSA?!” no Arpoador, Rio de Janeiro com Ronald Duarte, Janaína Tschäpe e Ernesto Neto. Também em 2018, apresentaram a individual "UTUPYA", na Tate Modern Liverpool, na Inglaterra. Em 2017 exibiram “UTUPYA”, na galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro. Também em 2017, apresentaram a performance "batuque na cozinha" no Guggenheim Museum, em Nova Iorque - EUA, obra adquirida pela instituição. Foram indicados ao PIPA em 2011, 2013 e 2016. Em 2016, participaram da 32a Bienal de São Paulo “Incerteza Viva” e em 2015, da 12a Bienal de La Habana, Cuba. Em 2014, foram convidados para a 9o Bienal de Taipei, em Taiwan.

 

 

Entrada actualizada el el 19 ene de 2024

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

Artistas similares
Artista - Colectivo
Artista - Colectivo
Artista - Colectivo
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¡Sigue informado desde nuestro canal!

Recibe las noticias de nuestras ediciones de España, Brasil, Colombia, Chile, Portugal, Argentina y México

Recibir alertas de noticias