Artista

Rogério Ghomes

1966 en Ponta Grossa, Parana, Brasil
Rogério Ghomes, Donde estoy, estoy a te esperar
Residencia:
Reside en Londrina, Parana, Brasil
Ferias en las que participa con OBRA :
Galerías y otras organizaciones que le representan:
Etiquetas:
Enlaces oficiales:
Descripción del Artista
Ponta Grossa PR, 1966 Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC SP e Mestre em Design pela UNESP. Docente no Departamento de Design Gráfico na Universidade Estadual de Londrina UEL. Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais [2015] com o projeto CAMPO EXPANDIDO: narrativas da imagem e no Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras [2013] com o projeto Campo Expandido: a convergência das imagens. Prêmio Brasil Arte Contemporânea na ARCO_ Madrid 2010. Rogério Ghomes parte da fotografia para explorar um universo sensível que não é feito apenas de registros. Sentidos se escondem por trás das suas imagens enigmáticas. Para o artista, o início de cada obra é fruto do acaso dos deslocamentos por territórios, viagens e descobertas. Logo, com o decantamento dessa memória, as imagens vão assumindo novas camadas, sugerindo o espiritual, o existencial, “o modo de estar e existir”, como diz. Tão importante quanto o clique da ... câmera é o uso do texto, que confere uma camada sensível à obra, revelando e dando nova forma a sentidos que não se captam só com cor e luz. Os jogos de palavras, seja nos títulos ou nas próprias imagens, são como revelações que o artista faz aos poucos dos sentidos que nos convida a descobrir. Nada em sua obra é por acaso: o enquadramento, tratamento, título, impressão, instalação, conexão com o espaço. Tudo é pensado, resultados parciais de pesquisas que testam os limites do fotográfico e estão longe de acabar. Participou de inúmeras exposições nacionais e internacionais, cabe destacar as individuais: Se pudéssemos ser estranhos outra vez, Galeria Ybakatu, Curitiba PR. Quando tudo deixar de ser, Galeria Referência, Brasília DF. Preciso acreditar que ao fechar os olhos o mundo continua aqui, Divisão de Artes Plásticas da Universidade Estadual de Londrina (DaP/UEL). Não Confie na sua memória, Centro Cultural SESI/AML Londrina PR. Donde estoy, estoy a esperarte, Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP). Sinto saudades de tudo, inclusive de mim, Centro Cultural Sistema FIEP, Curitiba PR. Todos precisam de um espelho para lembrar quem são, Galeria Ybakatu Curitiba PR e Encuentros Abiertos - Centro Cultural Recoleta, Buenos Aires AR. Território Ocupado, Paço das Artes, São Paulo SP. Destacamos as coletivas: Foto livros ibero-americanos – Lisboa. Silver Night of Projections - Encontros da Imagem, Braga, Portugal. Luz versus Luz - Bienal Internacional de Curitiba. Ybakatu 20 anos. Coleção Pirelli de Fotografia, Museu de Arte de São Paulo (MASP). Território Estrangeiro, Museu Metropolitano de Curitiba (MUMA). XII Mostra da Gravura, Curitiba PR. III e II Bienal Internacional de Fotografia Cidade de Curitiba. Nefelibatas, Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP). Ponto Cego, Museu da Imagem e do Som (MIS SP). Panorama de Arte Brasileira Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP). VI Bienal de Havana. Suas obras integram coleções privadas e instituições públicas.

 

 
Galería de Obra de Rogério Ghomes (5 Obras)
  • MEMÓRIAS SEQUESTRADAS, 2017
    Fotografía
    Ver obra
  • OLHAI, 2002
    Fotografía
    Ver obra
  • O FIM NUNCA CHEGA, 2013
    Fotografía
    Ver obra
  • Incrível como um distúrbio afeta..., 2007
    Fotografía
    Ver obra
  • LDA CWB, 2012
    Fotografía
    Ver obra

Entrada actualizada el el 15 mar de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¡Sigue informado desde nuestro canal!

Recibe las noticias de nuestras ediciones de España, Brasil, Colombia, Chile, Portugal, Argentina y México

Recibir alertas de noticias