Otras organizaciones de arte, Organización con colección

Centro de Arte Oliva

Centro de Arte Oliva
Dirección:
Rua da Fundição, 240, São João da Madeira, Aveiro, Portugal
Espacios expositivos:
Centro de Arte Oliva
Rua da Fundição, 240 São João da Madeira, Aveiro, Portugal
Equipo:
Directora artística
Fundadores desde Diciembre de 2013
Directora
Exposiciones vigentes:
Enlaces oficiales:
Teléfonos:
+351256201680
Descripción de la Organización
O Centro de Arte Oliva foi criado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira no âmbito de um plano alargado de reabilitação de parte dos edifícios da extinta metalúrgica e fábrica Oliva e da sua reconversão em projeto cultural. Inaugurou em 2013 com o nome de Núcleo de Arte da Oliva, designação mantida até 2018 e alterada em 2019 para Centro de Arte Oliva, coincidindo com a criação da sua nova identidade visual. A Oliva teve origem em 1925 quando foi criada a empresa A. J. Oliveira, Filhos & Cª, Lda com o objetivo de produzir equipamentos para a indústria da chapelaria fortemente implantada em S. João da Madeira. No primeiro ano de atividade a produção foi diversificada para o fabrico de alfaias agrícolas e rapidamente alargada à produção de banheiras de ferro fundido e esmaltadas, potenciando a sua expansão industrial rara no panorama português. Foi já no decurso da ... década de 1940 que a empresa deu início ao que seriam as suas mais conhecidas produções, as máquinas de costura Oliva, inaugurando o fabrico de precisão em série em Portugal. Em 1944 foram encomendados projetos de arquitetura ao atelier Portuense ARS Arquitetos para a construção de dois pavilhões com vista à instalação de unidades de linha de montagem, produção de máquinas de costura e uma fundição. A empresa passou a ser conhecida publicamente por Oliva e a sua imagem ainda hoje perdura graças à estratégia de publicidade que envolvia cartazes criados pelo designer modernista Alberto Cardoso, à participação em filmes portugueses e a campanhas de publicidade lançadas em todo o país e nas então colónias de Angola e Moçambique. No decurso da década de 1950 a Oliva entrou no campo da fundição ferrosa pesada, o que deu origem à construção de novos edifícios da autoria do mesmo atelier de arquitetura do Porto ARS. O Centro de Arte Oliva está instalado no que foi uma das últimas fases de construção iniciada em 1960 e destinada a acolher armazéns da fundição e “edifícios geraes”, cujo projeto foi assinado pelo arquiteto Fernando Manuel Vieira de Campos e pelo engenheiro Manuel Eduardo Coimbra de Sousa. No seu maior expoente contou com cerca de três mil trabalhadores. Na década de 1970 foi vendida ao grupo norte americano ITT – International Telephone and Telegraph, entrando num longo processo de declínio a partir de 1980 que conduziu ao fecho total em 2010. A cidade adquiriu uma parte dos edifícios que submeteu a uma reabilitação inspirada no modelo de reconversão de instalações industriais desativadas em centros artísticos e culturais.

 

 

Entrada actualizada el el 25 oct de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones
Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Exposición
01 mar de 2024 - 09 jun de 2024

Museo Guggenheim Bilbao / Bilbao, Vizcaya, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¡Sigue informado desde nuestro canal!

Recibe las noticias de nuestras ediciones de España, Brasil, Colombia, Chile, Portugal, Argentina y México

Recibir alertas de noticias