Centro de arte

Centro de Artes Nadir Afonso

Centro de Artes Nadir Afonso
Dirección:
Rua Gomes Monteiro, 3, Boticas, Vila Real, Portugal
Espacios expositivos:
Centro de Artes Nadir Afonso
Rua Gomes Monteiro, 3 Boticas, Vila Real, Portugal
Enlaces oficiales:
Web 
Correo electrónico:
fundacaona@gmail.com
Descripción de la Organización
A Fundação Nadir Afonso tem como como missão a divulgação da obra de Nadir Afonso, em particular, e o estudo da Estética e da Arte Contemporânea, em geral. A Fundação Nadir Afonso diferencia-se ao promover a igualdade de oportunidades no acesso à cultura. Constitui uma ambição da Fundação a redução das assimetrias regionais, o reforço da importância cultural do Alto Tâmega e a cooperação entre os centros urbanos de Trás-os-Montes, Alto Douro e Galiza. Com um programa atrativo no âmbito das Belas-Artes e da História de Arte Contemporânea a Fundação ampliou a oferta cultural da região, com o propósito de valorizar o interior Norte ao criar novas atrações e programas culturais não só a residentes como a todos aqueles que visitam a região, de forma a constituir-se um circuito cultural no Norte de Portugal. A sede da Fundação, em Chaves, um edifício construído de raiz com a assinatura do arquiteto Álvaro ... Siza Vieira, é um equipamento cultural de referência da região do Alto Tâmega. A Fundação Nadir Afonso para além do edifício em Chaves conta também com uma extensão, o Centro de Artes Nadir Afonso de Boticas que aloja uma parte do espólio pessoal do pintor e também parte do acervo da Fundação. O Centro de Artes de Boticas, igualmente construído de raiz em pleno centro da vila e no coração do Barroso, é um Polo da Fundação Nadir Afonso. O traçado deste edifício foi elaborado em Nova Iorque e já recebeu dois prémios: “ The International Architecture Awards” atribuído em Chicago e “The Green Good Design Awards” atribuído pelo The Chicago Athenaeum (Museum of Architecture and Design e pelo The European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies). Este espaço terá cerca de 80 obras do artista disponíveis em exposição permanente, albergando ainda exposições de pintura ou de outras obras de arte com relevo nacional, uma biblioteca relacionada com temáticas ligadas à pintura e uma escola de pintura. Ao mesmo tempo, o Centro de Artes terá também por função o lançamento de publicações editoriais promovidas pela Fundação ou pelo Município, a realização de colóquios, seminários e outras acções de idêntica natureza, para além da promoção de outras actividades São, também, objetivos da Fundação, a concretização de parcerias com instituições de Arte estrangeiras nomeadamente com a Fundação Vasarely, Fundação Le Corbusier, Fundação Óscar Niemeyer, e com artistas consagrados com especial destaque para as instituições representativas daqueles com quem Nadir Afonso teve o privilégio de privar. O investimento na construção do “Centro de Artes Nadir Afonso” fue de cerca de 2,5 milhões de euros.

 

 

Entrada actualizada el el 02 mar de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones
Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¡Sigue informado desde nuestro canal!

Recibe las noticias de nuestras ediciones de España, Brasil, Colombia, Chile, Portugal, Argentina y México

Recibir alertas de noticias