Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Paisagens oficiais

Dónde:
Solar da Marquesa de Santos - Museu da Cidade de São Paulo / Rua Roberto Simonsen, 136 - Sé / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
09 abr de 2016 - 02 abr de 2017
Inauguración:
09 abr de 2016
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
A Coleção de Fotografia Iconográfica do Museu da Cidade de São Paulo ilustra a extraordinária transformação urbana da capital. Iniciada com poucas centenas de imagens a pedido do prefeito Washington Luís Pereira de Sousa, o pequeno acervo foi adquirido na gestão de Fábio da Silva Prado e ampliado nas décadas seguintes com a doação das fototipias de Guilherme Gaensly e dos arquivos de Ivo Justino e Aristodemo Becherini. Uma parte significativa desta coleção está relacionada a Benedito Junqueira Duarte. Tendo ingressado na Seção de Iconografia, onde trabalhou até a aposentadoria, em 1964, Benedito realizou as primeiras ações de preservação, redigiu a preciosa identificação das imagens e foi responsável por sua catalogação. Fotografou as atividades do Departamento de Cultura no período em que este foi dirigido por Mário de Andrade, registrando os parques infantis, as bibliotecas Monteiro Lobato, Mário de Andrade e Circulante, a Discoteca Municipal, as manifestações populares, os cortiços e ... uma boa parte dos prédios históricos que ainda existiam. Dentre as muitas atividades que desenvolveu, é lembrado, no entanto, por seu amor ao seu ofício e por ter iniciado o serviço de documentação fotográfica na prefeitura de São Paulo, certamente sua maior contribuição. A abertura desta perspectiva e o pensamento moderno irradiado na fotografia paulista daquele momento possivelmente estimularam a formação da equipe que se associou a Benedito Junqueira nos anos seguintes, entre eles Gabriel Zellaui, Sebastião de Assis Ferreira e Edson Pacheco Aquino, responsáveis pelo registro da implantação do plano de obras viárias de Prestes Maia. Nesta extensa série, conhecida por seu caráter "oficial" devido à subordinação à agenda de obras do prefeito, e que possuem inestimável valor histórico, estão guardadas imagens que impressionam pela qualidade estética. Nos exemplos aqui reunidos, os fotógrafos parecem interromper o burocrático exercício da pauta cotidiana para capturar uma São Paulo inusitada, em processo de verticalização, cortada por artérias, fluída pelo trabalho, por automóveis, generosos espaços de convivência e ângulos desafiadores. Não se nota digressão nestas imagens. O passado colonial e os indicadores sociais são negados, como atestaram as imagens que o próprio Duarte fez nos anos anteriores, nas quais destacou a figura humana como elemento primordial da composição. Esta coleção, que hoje atinge 74 mil documentos visuais, testemunha a constante mutação de nossa cidade, e também faz perceber a diversidade de possibilidades, públicas e privadas, de construção do olhar fotográfico nos últimos 156 anos. Henrique Siqueira e Monica Caldiron

 

 
Imágenes de la Exposición
Paisagens oficiais

Entrada actualizada el el 18 mar de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones