Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Semana MáriOswald - 100 anos de uma amizade

Dónde:
Centro Cultural Sao Paulo - CCSP / Rua Vergueiro, 1000 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
25 abr de 2017 - 30 jul de 2017
Inauguración:
25 abr de 2017 / 19:00
Horario:
Terça a sexta, das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Precio:
Entrada gratuita
Descripción de la Exposición
A exposição MáriOswald integra a Semana MáriOswald - 100 anos de uma amizade, uma programação especial do Centro Cultural São Paulo que homenageia dois ícones da cultura brasileira: Mário e Oswald de Andrade. O encontro entre ambos, em 1917, culminou na revolucionária Semana de 22. Sendo a cidade de São Paulo o território da experiência modernista e repositório desse residual simbólico, a mostra evidencia, por meio de obras e documentos pertencentes aos acervos da Secretaria Municipal de Cultura - como Coleção de Arte da Cidade, Coleção Arquivo Multimeios e Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga, sob guarda do CCSP -, a 'contribuição milionária' de Mário e Oswald. A exposição apresenta, entre outras obras, a série de desenhos originais de Tarsila do Amaral para o livro Pau Brasil (1925), de Oswald de Andrade, publicações como revista Klaxon, objetos e documentos da Missão de Pesquisas Folclóricas (1938) - expedição idealizada e organizada ... por Mário de Andrade no período em que ele esteve à frente do Departamento de Cultura de São Paulo - e expõe, sobretudo por meio de fotografias, audiovisual e impressos, a permanência de suas ideias e a potência de suas obras enquanto norte para demais linguagens artísticas, como O rei da vela, peça de Oswald de Andrade, sob direção de José Celso Martinez, 1967, e Macunaíma, adaptação da obra de Mário de Andrade para o teatro, sob direção de Antunes Filho, 1977. Curadoras de artes visuais: Maria Adelaide Pontes e Nathalie Schreckenberg - arquiteta de exposições: Claudia Afonso - estagiário: Guilherme Teixeira - Coleção de Arte Arte da Cidade: Camila Romano (coordenação) e Claudia Lameirinha Bianchi (conservação) - Arquivo Multimeios: Marta Paolicchi (coordenação) e Andrea Morellatto (conservação - Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga: Wilma Martins de Oliveira (coordenação) - montagem: Equipe de Manutenção e Marcenaria do CCSP - montagem fina: Ladum produção e montagem - apoio: Associação Amigos do Centro Cultural São Paulo.

 

 

Entrada actualizada el el 18 abr de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones