Exposición en Oporto, Porto, Portugal

BES Revelação 2011

Dónde:
Museu de Arte Contemporânea de Serralves / Rua D. João de Castro, 210 / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
29 nov de 2011 - 04 mar de 2012
Inauguración:
29 nov de 2011
Comisariada por:
Descripción de la Exposición

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves inaugura no próximo dia 29 de Novembro, na Casa de Serralves, a exposição BES Revelação, organizada anualmente com o apoio do Banco Espírito Santo. Esta exposição reúne os trabalhos vencedores da edição de 2011 do prémio BES Revelação, apresentados a concurso por Ana de Almeida, Catarina de Oliveira e [De Almeida e Silva, Giestas e Gonçalo Gonçalves].

 

O júri da edição deste ano, que escolheu estes projectos por unanimidade, foi constituído por Ana Anacleto (artista e curadora independente, de Lisboa, que será também a comissária da exposição que agora inaugura na Casa de Serralves); Marianne Lanavère (directora do Centro Cultural La Galerie, em Paris); e Manuel Segade (curador independente em Paris). O júri decidiu premiar três propostas que, de modos diversos e consequentes, se apresentam no território de uma prática e de uma ... reflexão sobre a imagem.

 

Sobre a edição de 2011 do BES Revelação diz Ana Anacleto: 'Encarando a percepção das imagens e a sua produção como um vasto território de possibilidades, também através da recorrência a diferentes media, os três projectos vencedores, ainda que com pontos de partida e chegada bastante diversos, não deixam de permitir ao espectador, na sua leitura, a possibilidade de aproximações comuns. Neste sentido, e recorrendo a processos de construção próximos da edição cinematográfica, da fotomontagem, da investigação e edição de conteúdos de informação e documentação, das práticas de arquivo, dos processos de dialogo e articulação automáticos, da apropriação e associação de conteúdos visuais pré-existente e da encenação e recriação da própria figura do artista, procuram reflectir tanto sobre questões ligadas à produção mitológica, à relação dicotómica entre realidade/ ficção, quanto a uma certa simbólica do tempo e do espaço. O projecto curatorial da exposição na Casa de Serralves procurará articular e tornar intuível esse vasto campo de possíveis aproximações.'

 

Sobre os projectos vencedores:

 

Ana de Almeida (Praga, 1987) propõe um projecto intitulado AL WAHDA, uma instalação constituída por diapositivos, vídeos e um artigo de imprensa, todos relativos a naufrágios, encalhes e afundamentos de navios, particularmente de um navio que afundou perto do Estoril em 1989 depois de arrastado por uma tempestade. De forma a questionar as práticas documentais na arte contemporânea, e a fronteira entre ficção e realidade, a artista propõe uma reflexão sobre uma possível história pessoal e nacional e as possibilidades da sua representação.

 

O projecto de Catarina de Oliveira (Lisboa, 1984), com título ainda a ser definido, consiste num vídeo retroprojectado num acrílico, em que a artista se propõe investigar a criação, nos dias de hoje, de mitologias e sistemas de crença que não sirvam uma agenda de políticas nacionalistas e de territorialização. O vídeo será, na sua maioria, registado num anfiteatro grego em ruínas, em Segesta, perto da cidade de Trapani, na Sicília. Segundo a artista, 'é através de imagens simbólicas que criam diferentes mapas que eu pretendo desenvolver este trabalho'.

 

[De Almeida e Silva, Giestas e Gonçalo Gonçalves] apresentam um projecto que teve a sua génese no envio, por parte de um dos membros do grupo, de uma fotografia ou algo 'photography media related' para os outros dois. Após a sua recepção, cada membro do grupo criou um novo trabalho, em resposta aos recebidos, enviando-o para os outros dois membros e assim por diante. Este processo decorreu até um mês antes da inauguração da exposição, momento em que o grupo começou a dar forma a um trabalho final de carácter expositivo.

 

 

 

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones