Exposición en Lisboa, Portugal

Kinetic Objects

Dónde:
Vera Cortês Art Agency [ESPACIO CERRADO] / Av. 24 de Julho, 54, 1º E / Lisboa, Portugal
Cuándo:
25 nov de 2011 - 07 ene de 2012
Inauguración:
25 nov de 2011
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición

O artista austríaco Max Frey (Graz, 1976) apresenta, na Galeria Vera Cortês a sua primeira exposição individual em Portugal. Os dispositivos apresentados por pelo artista interligam uma série de objectos, de diferentes proveniências, numa composição particular, entre elementos tecnológicos, electrónicos e luminosos. Apesar de conjugados de forma inesperada, cada um destes componentes mantém uma relação directa com o nosso dia-a-dia, reconhecemo-los facilmente. No entanto, as funções para as quais Max Frey os programou surpreendem-nos, pois são completamente distintas daquelas para as quais cada um deles foi originalmente concebido.

 

Estes aparelhos, de aparência simples mas capazes de produzir efeitos impressionantes, possuem agora uma nova funcionalidade: a de gerarem, a partir do seu movimento, espaços volumétricos e imagens que nos proporcionam uma experiência sensorial, exploratória dos mais variados fenómenos ópticos. Combinando qualidades escultóricas e visuais, os objectos cinéticos de Max Frey conseguem ... que uma construção tecnológica, na sua materialidade, dê corpo à presença imaterial da luz.

 

Mais do que a concretização mecânica do movimento, a maquinaria utilizada representa uma componente simbólica fundamental à obra de arte. Vestígios industriais, combinados com objectos do quotidiano e peças electrónicas propiciam uma mudança no nosso olhar perante estes apetrechos, conferindo-lhes potencial poético. A tecnologia, num contexto inesperado e destinada a cumprir uma função idiossincrática, para a qual não foi concebida, ganha uma nova identidade e coloca-se a si própria em questão.

 

As obras de Max Frey permitem-nos uma multiplicidade de experiências estéticas que exploram o fascínio, quase infantil, que um movimento de origem mecânica, desdobrado em infinitas e imprevisíveis variações, causa em nós. A percepção do movimento é indissociável das nossas capacidades físicas e intelectuais, no entanto este conjunto de obras abre novas vias no modo como habitualmente percepcionamos o mundo.

 

Max Frey vive e trabalha em Berlim. O seu trabalho já foi apresentado em várias instituições destacando-se as duas exposições individuais que realizou em Emsdetten na Alemanha na Galerie Muensterland (2009) e na Neue Galerie em Landesmuseum Joanneum, na Áustria (2008). Participou também numa série de exposições colectivas entre elas a 'Struktur, Organismus' na Mühldorf in der Wachau, na Austria (2011), a 'FIAT LUX' no Museo de Arte Contemporáneo Gas Natural Unión FENOSA em Espanha (2010) e a 'CIRCUS HEIN' no l'atelier Calder em França (2009).

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Max Frey

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones