Exposición en Curitiba, Parana, Brasil

2012: proposições sobre o futuro - mostra do Acervo e Convidados

Dónde:
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) / Rua Desembargador Westphalen, 16 - Centro / Curitiba, Parana, Brasil
Cuándo:
16 ago de 2012 - 04 nov de 2012
Inauguración:
16 ago de 2012
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición

A preocupação com o futuro é uma reflexão que acompanha a humanidade ao longo da sua história. Certos acontecimentos, viradas de século ou ano com números especiais provocam esta inquietação coletiva que até pode marcar o espírito do tempo de uma época, como o pessimismo no fim do século XIX ou o medo do bug do milênio na virada do ano 2000. Crenças e mitologias, assim como o estado da crise, provocam debates sobre o futuro e o ano 2012.

 

Grandes mostras internacionais propõem reflexões acerca do número 2012, ou por ser um ano que indica o início de uma era nova ou por indicar o fim daquilo que passamos. Artistas, pensadores e agentes do campo da arte estão, em âmbito global, trabalhando sobre as questões do futuro que envolve uma relação controversa entre passado, presente e futuro, e buscando novas formas de ... se relacionar no âmbito social. Segundo o teórico de arte Daniel Birnbaum, o futuro não tem realidade, não tem concretude, é muito mais um aspecto do pensamento. As visões sobre o futuro são variáveis e plurais e perpassam todos os fenômenos da vida. Os trabalhos artísticos dialogam com explanações da ciência, tecnologia e espiritualidade e buscam proposições sobre as atuais formas de produzir, mostrar e falar sobre arte.

 

Quais são os nortes a partir dos quais se orientam os arquétipos de futuro? Como os cenários do futuro são escritos e planejados? Seriam eles uma nova história ou uma realidade paralela? E qual é o futuro da arte?

 

O crítico de arte Hans Ulrich Obrist (2007) compilou várias sugestões de artistas sobre o futuro:

'O futuro é o que construímos com o que lembramos do passado - o presente é o tempo de revelações instantâneas.' (Lawrence Weiner), 'O futuro será curvo.' (Olafur Eliasson), 'O futuro será tão subjetivo.' (Tino Sehgal), 'Futuro? Você deve estar enganado.' (Trisha Donnelly), 'O futuro sempre voa abaixo da linha do radar.' (Martha Rosler), 'O futuro não é.' (Zaha Hadid), 'O futuro será cromo.' (Rirkrit Tiravanija), 'O futuro será enrolado.' (Douglas Gordon), 'O futuro será obsoleto.' (Tacita Dean), 'O futuro será retardado.' (Loris Greaud), 'O futuro só existe em snapshots.' (Philippe Parreno), 'O futuro será tropical.' (Dominique Gonzalez-Foerster), 'Um futuro alimentado por lixo humano.' (Matthew Barney), 'O futuro não vai a lugar nenhum sem nós.' (Paul Chan), 'O futuro é agora - isto é o futuro.' (Doug Aitken), 'O futuro é uma noite, apenas olhe para cima.' (Tomas Saraceno), 'O futuro será um remake.' (Didier Fiuza Faustino), 'Ok, ok vou te contar sobre o futuro; mas eu estou muito ocupado agora. Me dê mais alguns dias pra finalizar algumas coisas e eu volto a você.' (Jimmie Durham), 'Futuro é instante.' (Yung Ho Chang), 'O futuro era.' (Julieta Aranda), 'O futuro é ameaça.' (Carolee Schneemann), 'O futuro é um não-me-esqueça 'Dum spero / enquanto eu respiro, eu espero.' (Nancy Spero: Dum Spero).

 

Este pequeno recorte mostra a diversidade sobre as noções do futuro a ser explorada. A exposição '2012: proposições sobre o futuro' lança um olhar sobre o futuro a partir de trabalhos do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná e artistas convidados, sob três lentes: arte e ciência, arte e espiritualidade e arte e sujeito. Estes três focos, acreditamos, indicam relações recíprocas e dinâmicas presentes na história da arte, cujas configurações e aproximações mudam com o tempo.

 

O procedimento da curadoria se baseia na ideia de Marcel Duchamp que diz que a arte é um jogo. A partir das teorias de jogo desenvolve-se um processo de negociações e escolhas que já não são mais uma decisão única do curador tradicional, mas da equipe de jogadores - artistas e críticos de arte convidados pela curadora - que indicam, a partir dos trabalhos do acervo do MAC-PR, outros trabalhos que se abrem para uma reflexão sobre o recorte proposto, relacionando arte, ciência, espiritualidade e a questão do sujeito. Este processo coletivo questiona a autoridade do curador e se entende como um discurso sobre curadoria: curadoria em site-specific, apontando para um site discursivo (Mion Kwon) que experimenta os formatos possíveis de curadoria e propõe, a partir da força coletiva, os processos sociais. Esta proposta possibilita uma ampla exploração e troca entre o acervo do museu e outros trabalhos de arte que possivelmente ganham um resultado visível na exposição. Mas não interessa apenas o resultado expositivo, e sim todo o processo do jogo.

 

A equipe da curadoria formou três grupos que trabalham sob as perspectivas temáticas 'arte e ciência', 'arte e espiritualidade' e 'arte e sujeito'. O processo se deu em três etapas. Cada grupo escolheu, na primeira etapa, um recorte do acervo do MAC-PR que constituiu a matriz, ponto de partida para a segunda etapa. Na terceira etapa foram feitos convites para artistas nacionais e internacionais cujos trabalhos dialogam com a matriz escolhida no acervo. As equipes propuseram que artistas-curadores também apresentassem um trabalho. Sendo assim, devido às etapas de jogadas dos três grupos, as negociações se materializaram na heterogeneidade presente no conjunto final. É a pluralidade a partir de diversos olhares e negociações que traz esta seleção cujos trabalhos falam como proposições sobre o futuro.

 

A arte precisa ocupar este lugar da fala, uma fala aberta, heterogênea e projetiva impulsionando arquétipos, ficções e utopias para novos mundos - interiores ou exteriores.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Hugo Zanzi, Significante - significado II, 1975

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones