Descripción de la Exposición
No dia 07 de abril de 2018, a Fundação Vera Chaves Barcellos inaugura A condição básica, exposição coletiva que reúne trabalhos de mais de 30 artistas, entre brasileiros e estrangeiros, pertencentes ao acervo artístico da FVCB. A mostra conta também com obras dos artistas Elida Tessler e Guilherme Dable, especialmente convidados para a exposição. Fotografias, vídeos, serigrafias, livros de artista, obras gráficas e objetos, além de pinturas, esculturas e colagens integram a nova mostra com organização da Fundação Vera Chaves Barcellos que problematiza a questão da apropriação no universo das artes visuais na contemporaneidade.
Reunindo um diverso conjunto de trabalhos formados a partir de diferentes elementos, alguns alheios ao campo das artes visuais, a exposição apresenta a apropriação como procedimento criativo, reconhecendo o hibridismo e a contaminação como fundamentos integrantes da arte e da cultura.
O título da exposição é apropriado de um texto da crítica Aracy Amaral, pela primeira vez exposto em uma mostra de arte. Inserido no livro Arte e o meio artístico – da feijoada ao X-burger (1966), o qual é um não-texto já que constituído por uma colagem de palavras e frases de fontes diversas (entre outras, obras ficcionais, linguagem da propaganda e da crítica de arte) que ironiza alguns discursos vazios que até hoje povoam o mundo da arte.
Entre os destaques internacionais da mostra, temos a reedição da FVCB de um livro de artista do espanhol Julio Plaza (1938–2003) La evolución de la revolución (1972); a obra emblemática da argentina Noemí Escandell (1942), na qual se compara a famosa foto de Chê Guevara morto, rodeado de militares, com A lição de Anatomia, de Rembrand; e o trabalho do italiano Guglielmo Achille Cavellini (1914–1990), no qual o artista se auto mitifica ao lado de grandes figuras da história da humanidade e da arte do passado e da contemporaneidade.
Destaca-se ainda a participação expressiva na mostra de Anna Bella Geiger (1933), decana carioca das artes brasileiras com diversas obras; trabalhos do brasileiro/holandês Claudio Goulart (1954-2005), artista do qual a quase totalidade da produção foi recentemente incorporada à coleção da FVCB. Ainda é destaque a presença provocativa de obras de Hudinilson Junior (1957 – 2013), que assim como obras do polonês Klaus Gröh (1936) e de João Castillo (1978), podem chocar espectadores desavidados e mesmo ser alvo de controvérsias. Recentes aquisições de trabalhos, incorporadas ao acervo artístico da FVCB, como as obras dos brasileiros Helena D’Avila e Sandro Ka serão exibidos pela primeira vez na Sala dos Pomares, assim como a inédita produção de Vera Chaves Barcellos, Mulheres Ilustradas (2018), composta a partir de apropriações de imagens.
Artistas: Alejandra Andrade, Alfredo Nicolaiewsky, Ana Miguel, Anna Bella Geiger, Antonio Caro, Aracy Amaral, Carlos Asp, Claudio Goulart, Elida Tessler, Enric Maurí, Fernando Alday, Guilherme Dable, Guglielmo Achille Cavellini, Helena D’Avila, Hudinilson Jr, João Castilho, Julio Plaza, Klaus Gröh, Lenir de Miranda, León Ferrari, Lia Menna Barreto, Lluís Capçada, Lurdi Blauth, Marlies Ritter, Nino Cais, Noemí Escandell, Patricio Farías, Ralph Linton, Sandro Ka, Telmo Lanes, Walda Marques, Vera Chaves Barcellos, Vilma Sonaglio.
A Fundação Vera Chaves Barcellos espera que esta exposição contribua para a extensão da compreensão da cultura como um palimpsesto, no qual camadas de influências de diversas origens se superpõem num constante processo de mutação e renovação, fenômeno que se estende fora dos limites da arte.
Premio. 11 abr de 2025 - 16 may de 2025 / Bilbao, Vizcaya, España
Ayudas 2025-26 para la realización de proyectos artísticos con cesión de estudio en Bilbao Arte
Exposición. 14 may de 2025 - 08 sep de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España
Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España