Descripción de la Exposición
Apresentando um trabalho que difere do percurso conhecido do artista, a exposição traz ao público um soberbo conjunto de naturezas mortas. Em 14 linogravuras de médio e grande formato, impressas em curtíssimas séries, Nesbitt retoma a tradição das naturezas mortas holandesas dos séculos XVI e XVII, mas fá-lo com um twist: a grelha que usa para filtrar estas pinturas vem de esquemas decorativos do tipo dos da folk art americana, dos Amish, por exemplo.
Sobre o trabalho em exposição, Francisca Carvalho sublinha que "A flexibilidade do linóleo permite escavar, recortar, separar e compor a imagem gráfica como se de um puzzle se tratasse. Nesbitt recorta as formas do desenho na matriz que, extraídas, são tintadas separadamente destacando-se do fundo preto em que o desenho é cavado. A cor marca o ritmo de uma leitura que interrompe a fluência do desenho inscrito no fundo negro.",
Jorge Nesbitt tem um percurso sobretudo ligado ao desenho e à ilustração, expondo regularmente desde 1999, individualmente ou em grupo.
Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España