Descripción de la Exposición
«A fotografia é o nosso exorcismo. A sociedade primitiva tinha as suas máscaras, a sociedade burguesa os seus espelhos. Nós temos as nossas imagens.» *
Encontro de três propostas expositivas: O meu diário és tu de Catarina Santos; Coordenadas de Joana Ramos; e Não Retrato de Maria Miguel; é o pretexto para repensar a fotografia de família a partir do corpo como invólucro que perceciona e reposiciona o sujeito, perante a sua experiência com os outros. A proximidade ao corpo dos outros que conhecem, que fazem parte da família e do seu corpo compõe um movimento centrípeto de busca de si, numa concessão da intimidade vivida que delineia um traçado pessoal com a produção de novas imagens, que representam, mapeiam e redirecionam os significados.
Coordenadas | Joana RamosA fotografia de família continua a ser um registo imagético de inesgotável criatividade, porque lida com um impulso emotivo de revelar algo que move o sujeito e o reposiciona perante a sua experiência com os outros. É talvez um dos exercícios mais difícil e perturbante na construção da imagem fotográfica.
As propostas de Catarina Santos, Joana Ramos e Maria Miguel refletem abordagens diferenciadas ao tema e encaram os limites da sua própria criatividade com projetos que exploram a história de vida, num discurso diarístico, íntimo e dissimulado; a nudez e a exploração do corpo; e a apropriação de imagens de parentes, reposicionadas e descontextualizadas, com cortes e reenquadramentos que as aproxima à cultura visual contemporânea. Destas abordagens se depreende o corpo como princípio orientador do projeto, que reflete a relação emotiva com os outros.
* Jean Baudrillard citado in William A. Ewing - Face. Londres: Thames & Hudson, 2006, p. 68. (tradução da autora)
Premio. 11 abr de 2025 - 16 may de 2025 / Bilbao, Vizcaya, España
Ayudas 2025-26 para la realización de proyectos artísticos con cesión de estudio en Bilbao Arte
Formación. 30 oct de 2025 - 11 jun de 2026 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España