Exposición en Ponta Delgada, Azores, Portugal

A Imagem Paradoxal - Francisco Afonso Chaves (1857-1926)

Dónde:
Núcleo de Santa Bárbara Museu Carlos Machado / Rua do Dr. Guilherme Poças 65 / Ponta Delgada, Azores, Portugal
Cuándo:
23 mar de 2017 - 03 sep de 2017
Inauguración:
23 mar de 2017
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
A presente exposição é a última da trilogia dedicada ao naturalista açoriano Francisco Afonso Chaves. Incluiu a exposição inaugural, patente entre Outubro de 2016 e Fevereiro de 2017, no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, em Lisboa, e a que, desde fevereiro de 2017, decorre no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, também em Lisboa. As três exposições abordam a singularidade do trabalho fotográfico de Afonso Chaves, executado quase exclusivamente no processo de estereoscopia, e assente numa rara interação e até fusão entre arte e ciência, combinando a curiosidade do cientista e a sensibilidade do fotógrafo. A exposição patente no Museu Carlos Machado demonstra a interação, rara para a época, que se expressa tanto na vida como na obra de Afonso Chaves, entre o global e o local: entre uma dimensão cosmopolita, de cidadão, cientista e fotógrafo do mundo, e a atenção dada por si ao registo ... sistemático da paisagem, dos costumes e tradições dos Açores. Mas também essa combinação, igualmente invulgar, entre arte e ciência: entre o estudo científico da natureza e a representação visual dos seus fenómenos; entre a metódica construção de um arquivo natural e a experimentação visual; entre o registo dos grandes acontecimentos da sua época - como as visitas do Rei D. Carlos e do Príncipe Alberto de Mónaco - e a exploração de formas inovadoras de perceção e imersão visual. O seu notável trabalho como naturalista e meteorologista, bem como a sua contribuição para a geologia e a geofísica, conferiram-lhe reputação nacional e internacional, sendo outros dos aspetos privilegiados nesta exposição. De enorme relevância foi também o seu papel na formação do Serviço Meteorológico dos Açores e na posterior criação de um serviço meteorológico internacional, que combinaria com as funções de primeiro diretor do Museu Carlos Machado. Homem em permanente viagem, com um amplo conhecimento da cultura visual ocidental, a sua obra fotográfica é tanto a expressão dessa errância, como o testemunho da sua paixão de conhecimento dos Açores e do mundo. Victor dos Reis | Emília Tavares

 

 

Entrada actualizada el el 22 mar de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones