Conferencia en Lisboa, Portugal

A mão que liberta: Apropriação e Subjetivação

Dónde:
Museu Coleção Berardo / Praça do Império / Lisboa, Portugal
Cuándo:
El 21 mar de 2018
Precio:
Entrada gratuita
Dirigido a:
Artistas, Profesionales, Organizaciones
Organizada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Formación
Desde a reprodutibilidade técnica, da fotografia e do cinema, até ao digital e às bases de dados cibernéticas, a cultura e a arte contemporâneas têm explorado aquilo que, por um lado, é a hipótese de constituição de um arquivo universal, que tudo armazena e operacionaliza e, por outro, se apresenta como uma cultura da pós-produção que, trabalhando esse arquivo, se baseia em processos de apropriação, reutilização e recontextualização. Se, na procura de categorizar esta tendência, um certo discurso crítico insistiu na morte do autor, na ideia de obra aberta ou na crítica do consumismo, o que pretendemos focar nesta conferência é a cultura da apropriação como um exercício de subjetivação – a abertura de uma falha através do gesto de reclamar para si o que já foi estabilizado. Em certa medida, retomamos aqui o que Walter Benjamin considerou ser o colecionismo, enquanto disposição que liberta os objetos do carácter instrumental ... da História (ou do seu elemento cínico). Neste sentido, procuramos pensar a cultura da apropriação como uma matriz especulativa que expõe a História ou, mais especificamente, o passado como qualquer coisa incompleta e potencialmente heterogénea em relação ao que foi reificado e inscrito. No limite, trata-se de questionar a cultura da pós-produção como uma perpétua e inacabada cultura da pré-produção. Manuel Bogalheiro é Professor nos cursos de Ciências da Comunicação na Univ. Lusófona do Porto, na qual dirige o Doutoramento em Arte dos Media. É Doutorado em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela FCSH-UNL. Investiga e publica nas áreas da Filosofia da Técnica, da Teoria da Cultura e da Estética. Quarta-feira, 21 de março, 18h00. Auditório do Museu. Entrada gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis. Apresentada no âmbito do VIII Ciclo de Conferências Internacionais sobre Arte, História e Pensamento, organizado pela Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias de Informação da Univ. Lusófona, em conjunto com o Museu Coleção Berardo.

 

 

Entrada actualizada el el 14 mar de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todos los cursos que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de formación

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 11 abr de 2024

ProjecteSD / Barcelona, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todos los cursos que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de formación