Exposición en Santo Tirso, Porto, Portugal

A Natureza em Movimento

Dónde:
Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso / Rua Unisco Godiniz, 100 / Santo Tirso, Porto, Portugal
Cuándo:
27 nov de 2021 - 30 abr de 2022
Inauguración:
27 nov de 2021
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
“A Natureza em Movimento” é a primeira exposição individual de Alberto Carneiro (1937-2017) no Museu Internacional de Escultura Contemporânea. A exposição tem por base o espólio artístico de Alberto Carneiro pertencente a Catarina Rosendo que se encontra em depósito no Município de Santo Tirso e apresenta um conjunto de obras que cobre a quase totalidade das mais de cinco décadas de trabalho deste artista incontornável na arte portuguesa dos séculos XX-XXI. As obras seleccionadas, de entre as quais algumas das mais icónicas do seu percurso, possibilitam uma visão panorâmica que realça a importância do desenho e da fotografia na produção artística de Alberto Carneiro, a par da escultura e da instalação. A variedade dos meios usados pelo artista ao longo dos anos auxiliou um universo temático e visual assente na paisagem e na relação do corpo com a natureza, situação que a presente exposição explora, nomeadamente através dos motivos vegetalistas e ... abstractos que definem a escultura e os desenhos dos primeiros anos, das performances realizadas em ambientes paisagísticos e rurais que deram origem às séries fotográficas dos anos 1970, da busca dos fluxos vitais das matérias naturais que caracteriza as esculturas dos anos 1990-2010 e da prospecção imaginária de um corpo em íntimo habitar da terra que está presente em toda a sua produção gráfica. Autor de uma obra que combinou, como poucas, a exploração das formas visuais com uma indagação filosófica sobre a paisagem, a natureza e os modos de relação dos humanos com o mundo, Alberto Carneiro está desde há muito ligado ao Município de Santo Tirso. É da sua responsabilidade a criação dos Simpósios Internacionais de Escultura Contemporânea que deram origem ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea, onde a exposição “A Natureza em Movimento” decorre. A exposição tem curadoria de Catarina Rosendo e conta com a publicação de uma monografia com ensaios dos artistas Isabel Carvalho e Rui Chafes.

 

 
Imágenes de la Exposición
A Natureza em Movimento

Entrada actualizada el el 03 mar de 2022

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones