Exposición en Salvador, Bahia, Brasil

A Ponte Lúdica - Meu pedacinho no presépio

Dónde:
Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica / Rua Frei Vicente, 03, Pelourinho / Salvador, Bahia, Brasil
Cuándo:
06 dic de 2016 - 06 ene de 2017
Inauguración:
06 dic de 2016
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
O Museu de Azulejaria e Cerâmica Udo Knoff (Pelourinho) realiza novamente um projeto com o ceramista uruguaio Sérgio Centurión. Intitulado ‘A Ponte Lúdica – Meu Pedacinho no Presépio’, o projeto será articulado com escolas e instituições sociais do Centro Histórico (e entorno) que serão convidadas a participarem das atividades que resultarão num presépio que ficará exposto de 06 de dezembro de 2016 a 06 de janeiro de 2017. Além da cerâmica, serão usados suportes para auxiliarem os participantes na confecção das peças que vão compor o presépio, como fôrmas de animais e pessoas. O ceramista ministrará as oficinas e, após o final da exposição, os integrantes da atividade vão poder levar as esculturas (“pedacinhos do presépio”) que criaram. O setor educativo do museu está convocando as escolas e instituições do Pelourinho (e entorno) para fazerem parte da ação. As oficinas serão realizadas no período da manhã ou da tarde, conforme agendamento prévio. ... Podem participar jovens, crianças em idade escolar e também grupos de pessoas da terceira idade e de necessidades especiais. Grupos de até 20 pessoas. O agendamento está aberto, junto ao setor educativo (3117-6389 / educativoudoknoff@gmail.com /museuceramica@gmail.com). De acordo com a coordenadora do museu, Renata Alencar, ‘A Ponte Lúdica – Meu Pedacinho no Presépio’ tem o objetivo didático de, através da montagem de um presépio, democratizar a arte e aflorar a criatividade dos participantes através de atividades lúdicas envolvendo a cerâmica. Segundo o artista, a proposta é desenvolver o fazer artístico e despertar reflexões sobre o comportamento humano. “A atividade é uma reflexão sobre um fato real descrito na antiguidade, o qual nos ilustra de forma clara o comportamento do ser humano quando é movido por valores superiores. É uma ação sociocultural, destinada a expressar uma esperança coletiva a respeito da vida, sua potencialidade e sonhos de superação que todo ser humano abriga no âmago da sua alma”, explica Centurión. A ação é um desdobramento do projeto ‘A Ponte Lúdica’ realizado em 2014 com o ceramista. Chamados de “workshops de interferência” também tinham a proposta de democratizar a arte, tornando as crianças e adolescentes participantes nos próprios criadores de suas esculturas, que eram feitas de terracota (argila). Sérgio Centurión é um artista e ceramista nascido no Uruguai. Iniciou os seus estudos em 1973, e em 1975 ingressou no Atelier Maldonado (Uruguai), onde conheceu técnicas de desenho e pintura, aprimorando os seus conhecimentos e dotes artísticos. Recebeu prêmios importantes, como a menção honrosa da 1ª Bienal de Arte Jovem, em Montevidéu, do Salão Anual de Maldonado e do Museu de Arte Latino-Americana. Para o artista, a confecção do presépio é uma ação sociocultural, destinada a expressar uma esperança coletiva a respeito da vida, sua potencialidade e sonhos de superação que todo ser humano abriga.

 

 

Entrada actualizada el el 22 dic de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones