Exposición en Oporto, Porto, Portugal

A Quem Possa Interessar: Uma Coleção, uma Carta

Dónde:
Museu de Arte Contemporânea de Serralves / Rua D. João de Castro, 210 / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
03 may de 2023 - 05 nov de 2023
Inauguración:
03 may de 2023
Comisariada por:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Como o título indica, construiu-se esta mostra como se fosse uma carta, partindo do princípio de que todas as exposições são epístolas cujos destinatários são todos e ninguém em particular. A coleção em questão (a Coleção BPP, do antigo Banco Privado Português) integra muitos trabalhos de artistas que já estão presentes na Coleção de Serralves, contribuindo para que possamos estudar e apresentar em profundidade alguns artistas nacionais e estrangeiros considerados incontornáveis no panorama artístico compreendido entre os anos 1960 e a atualidade. Este conjunto de trabalhos também enriquece a Coleção de Serralves na medida em que contempla artistas que aí não estão presentes, mas que dialogam exemplarmente com os artistas que fomos reunindo. Enquanto primeira mostra exaustiva da Coleção BPP em Serralves, tentou-se fazer uma “carta” que não excluísse nenhum potencial destinatário. Quis mostrar-se um muito considerável número de obras, em detrimento de perspetivas sobre os trabalhos que porventura afunilassem a ... sua receção. De um ponto de vista formal, a inspiração para as paredes repletas de obras veio dos “Salons” de pintura do século XIX. Esta primeira “carta” permite futuras leituras particulares através da apresentação de um (quase) “todo”… e um “todo” que evita as decisões curatoriais normalmente mais imediatas, como subordinar exposições coletivas a temas, ou fazer justiça e dar palco e espaço a artistas e narrativas até aqui negligenciados. Optou-se por agrupar as obras em núcleos que correspondessem a temáticas clássicas, porventura consideradas pouco operativas, arcaicas e académicas, mas que nos permitiram justamente dispensar matérias consideradas mais “contemporâneas”. Assim, conceitos como “retrato”, “paisagem”, “geometria”, “arquitetura” e “narrativas/fábulas”, suficientemente abrangentes e porosos, permitem compor um quadro geral de unidades móveis à espera de serem re-articuladas em novas organizações. A exposição também testemunha a história comum entre a Coleção BPP e a Coleção de Serralves, já que a primeira direção artística do Museu de Serralves (Vicente Todolí e João Fernandes) teve com a comissão de compras da Coleção BPP uma relação próxima, sugerindo a incorporação de determinadas obras e assegurando o seu depósito em Serralves —, o que faz da Fundação, regressando ao título da exposição, o “interessado” mais natural, mais evidente. A exposição “A Quem Possa Interessar: Uma Coleção, uma Carta” é organizada pela Fundação de Serralves com curadoria de Isabel Braga e de Ricardo Nicolau.

 

 

Entrada actualizada el el 23 may de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones