Cada época pode ser caracterizada pela forma como são geridas as expectativas e medos coletivos. Ao longo dos últimos 50 anos, abriu-se caminho a uma sociedade de comunicação; desde então começaram a surgir os primeiros medos e preocupações relacionadas com mudanças ambientais e ecológicas. Hoje, a questão coloca-se já em termos de risco iminente, num contexto de emergência que, acompanhando Donna Haraway, se sintetiza na interrogação: Como viver melhor num planeta vulnerável que ainda não está morto?
Adaptação e Transição é uma exposição que resulta do programa de criação artística desenvolvido no âmbito da Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto. A proposta curatorial pretende contribuir para o debate sócio-ecológico no domínio da cultura visual, apoiada na urgência de se desenvolverem novas formas de relacionamento humanos-natureza, que suportem a estabilidade do meio ambiente e da biodiversidade.
Los artistas participantes son: Cláudio Reis (PT), Constanze Flamme (DE), Diogo Bento (PT), Rita Castro Neves & Daniel...Moreira (una doble) (PT), Jayne Dyer (AUS), João Gigante (PT), Lisa Hoffmann (DE), Maria Oliveira (PT), Sérgio Leitão (PT).
Entrada actualizada el el 13 may de 2019
¿Te gustaría añadir o modificar algo de esta ficha?