Exposición en Copacabana, Mato Grosso, Brasil

Agadoisó

Dónde:
Galería INOX / Shopping Cassino Atlântico - Avenida Atlântica, 4240 subsolo 101 / Copacabana, Mato Grosso, Brasil
Cuándo:
17 jul de 2013 - 10 ago de 2013
Inauguración:
17 jul de 2013
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Primera exposición individual del artista español en Brasil.

-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------

Xevi Solà nasceu em 1969, em Santa Coloma de Farners, na Catalunha. Artista e enfermeiro de um hospital psiquiátrico, ele costuma incorporar em seu trabalho elementos visuais e narrativas pouco aceitas até então pelo conceito das 'Belas Artes'. Em um misto de brutalidade e requinte, em cenários de glamour decadente e numa subversão sutil de olhares patológicos, Xevi pinta o que não é pitoresco e nos coloca frente a uma sociedade de valores invertidos.

 

Agadoisó é o título de sua nova exposição porque é derivado dos fonemas da fórmula química da água, H2O. O elemento se encontra em todos os quadros de Xevi Solà, ora empoçado, ora em movimento, mas sempre potencializando o fato de haver um antes e um depois na situação retratada, evidenciando uma narrativa.

 

... class='' style='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align: justify;text-indent:1.0cm;line-height:normal;background:white'>Xevi constrói as cenas que pinta, em um raciocínio onde coloca lado a lado elementos de contradição. Mulheres de aparência melancólica e anoréxica são acompanhadas por homens grandes e brutos. Em um de seus quadros, uma mulher de movimento pouco entusiasmado veste seu frágil corpo com uma fantasia do Superman, um dos grandes símbolos de virilidade do imaginário.

 

O artista compara as mulheres de suas pinturas a um pássaro de pernas longas: 'Elas se movimentam com dificuldade. Adolescentes que não estão acostumadas ao seu novo corpo feminino. Dificuldade essa que irá atrapalhar a fuga dos perigos. Elas são como vítimas propícias a um predador'.

 

A coexistência entre opostos, tanto nas figuras criadas como na forma de criar, apura o poder visual das obras de Xevi Solà. Com grande habilidade na pintura, o artista opta em muitos quadros por deixar o fundo inacabado, ao lado de personagens muito bem trabalhados. As pinceladas pequenas e cuidadosas que se revelam nos corpos, muitas vezes se opõem aos rápidos traços encontrados nas paisagens ao fundo.

 

Apesar de ser espanhol, encontra-se uma aura americana no trabalho do artista. Ele explica que os EUA tiveram papel fundamental na construção de seu imaginário, tendo em vista que assistimos a seus filmes e séries e somos bombardeados por sua estética desde a infância.

 

Em seu texto, sobre a nova exposição de Xevi Solà, o jornalista e crítico de arte Leonel Kaz define um pouco o trabalho do artista: 'O estranhamento que, a princípio, a obra do artista parece representar é secundário em relação ao som que ela provoca. Não se trata de sinestesia (apropriar uma coisa pela outra, um sentido pelo outro). O que se trata é de tentar exaltar cada figura, presa, inexoravelmente, a seu fundo. Este fundo que é cenário de dissonâncias rítmicas, como se houvessem duas telas na própria tela pintada. Dois conjuntos dissonantes, de frequências distintas: as figuras e o fundo'.

 

 

 
Imágenes de la Exposición
Xevi Solà, Menina no salto, 2013

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Servicio Promoción

¡Dale más visibilidad a tu evento!

  • Accede a la mayor y más atractiva comunidad del arte iberoamericano de forma rápida, eficaz y económica.
  • Obtendrás una posición destacada en todas las secciones de ARTEINFORMADO, priorizando a los usuarios de la ciudad/país del evento.
  • Multiplica las visitas a la perfil de tu exposición.
  • Te garantizamos un mínimo de 25.000 impresiones cada 15 días. Además, podrás hacer un seguimiento en tiempo real de todas tus visitas diarias.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
26 abr de 2024 - 30 jun de 2024

Fundación Juan March / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
26 mar de 2024 - 29 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones