Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Água-Viva

Dónde:
Marilia Razuk - Sala 1 / Rua Jerônimo da Veiga, 131 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
27 may de 2021 - 24 jul de 2021
Inauguración:
27 may de 2021
Horario:
De lunes a viernes de 11 a 18 h. y sábados de 11 a 16 h.
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Espaços imaginários, oníricos, conduzidos não apenas pela idéia de paisagem, mas principalmente pela escolha da cor. Essa é a síntese das pinturas que o artista Alexandre Wagner exibe em Água-viva, mostra em cartaz a partir de 27 de maio no espaço físico e também na plataforma de Viewing Room da Galeria Marília Razuk. A exposição reúne cerca de 30 pinturas em pequeno e médio formato, obras realizadas entre 2019 e 2021 – feitas em grande parte dentro do período da pandemia -, nas quais Alexandre convida o espectador a se aproximar das pinturas, a olhar de perto sua superfície. Seus trabalhos sugerem paisagens, pássaros, estrelas, pedaços do mundo que se desmancham através de pontos de cor e pinceladas rápidas. Nas pinturas de Alexandre, os elementos presentes nas composições podem operar dentro e fora de determinados signos. Um acúmulo de pinceladas sugere uma mata e instantaneamente torna a ser um amontoado de marcas. ... Nas palavras do artista, a “possibilidade de uma coisa deixar de ser imediatamente o que parece ser” é característica fundamental do processo. “Quando isso acontece, sinto que o trabalho permanece em atividade, que continua gerando sentidos porque não pôde ser nomeado de forma definitiva. Se três traços se parecem com pássaros, o trabalho diz que antes de tudo são tinta, são marcas sobre uma superfície”, diz Wagner. À este artista mineiro e radicado em São Paulo também interessa se relacionar com coisas pequenas e abandonadas. Suas obras ganharam nomes de espécies de plantas como Assa-peixe, Cambará e Apaga-fogo, tipos de plantas invasoras comuns em terrenos baldios e beiras de estrada. Nomeiam as pinturas também alguns pequenos locais de Minas Gerais como Santa Luzia ou Heliodora. São parte da construção do imaginário do artista, ponto que evidencia sua intenção de estabelecer um certo estranhamento nas possíveis relações entre os trabalhos. Sobre o artista Alexandre Wagner (1986) – Nascido em Belo Horizonte, atualmente vive e trabalha em São Paulo. Cursou artes visuais pela UFMG com Habilitação em pintura, em 2011. Desde 2013 participou de diversas exposições coletivas, destacando-se a 11ª edição do Abre Alas, na Galeria Gentil Carioca, Rio de Janeiro, com curadoria de Lívia Flores, Michelle Sommer e Daniel Steegmann Mangrané, a coletiva Oito Artistas na Galeria Mendes Wood DM com curadoria de Lucas Arruda e Bruno Dunley, e Um desassossego, na galeria Estação a convite de Paulo Pasta, com curadoria de Germana Monte-Mór, e a recente um lugar lugar nenhum: paisagens contemporâneas, com curadoria de Rodrigo Andrade. Em 2018 fez suas duas primeiras exposições individuais: Sol da Noite Galeria Bolsa de Arte e Pequenos Formatos na Baró Galeria, São Paulo.

 

 

Entrada actualizada el el 12 may de 2021

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
20 abr de 2024 - 31 may de 2024

Galería Pedro Cera - Madrid / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones